
A tarde desta sexta-feira (20) foi de pura animação no bairro Tancredo Neves (Phoc III) com a realização do Carnaval da Pracinha. Promovido pela Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult), o bloquinho pós-Carnaval levou música, cores e muita diversão para crianças e famílias, na Pracinha da Cultura, em um clima contagiante de folia, paz e integração da comunidade.
O cortejo circundou a Praça da Democracia, passando por trecho da Avenida Luiz Gonzaga e via adjacente, ao som da Charanga Tropicana, que animou o trajeto com marchinhas, ritmos carnavalescos e muita energia. Os batuques e melodias transformaram o evento em uma verdadeira celebração da alegria, completada pelo colorido das performances circenses levadas pela Cia. Isartes.
A titular da Secult, Elci Freitas, destacou que o momento foi pensado com carinho, transformando a localidade em um lugar de encontro, de brincadeira, de música e de muita cultura, com programação preparada para que cada criança e família pudessem brincar com segurança, com cores, com sons e com o encantamento que o Carnaval traz.
“Fortalecendo aquilo que acreditamos: a cultura é viva, é acessível e deve estar presente no dia a dia das pessoas. A Pracinha da Cultura cumpre exatamente esse papel, ser um território de convivência, aprendizado e alegria. E o Carnaval, que é uma das maiores expressões da nossa identidade, chega aqui valorizando a participação popular, a criatividade e o direito de todos de vivenciar a arte”, pontuou.
Conectado com o espírito festivo que marca o período, o bloquinho reuniu famílias, crianças fantasiadas e moradores da comunidade, celebrando o encontro e a convivência.
Na Pracinha da Cultura, a programação contou com diversas atividades recreativas. Teve pintura de rosto, brincadeiras, distribuição de lanches e confecção de máscaras temáticas de Carnaval, estimulando a criatividade e garantindo ainda mais diversão para os pequenos foliões.
É o caso de Laura Vitória, 8 anos, que aproveitou a variedade de atrativos. Ela brincou com bolinha de sabão, decorou o cabelo e o rosto com desenhos coloridos. “Achei maravilhoso!”, exclamou.
A garota estava acompanhada da avó, a cozinheira Elusimar Ribeiro, 63 anos, que também levou para o bailinho os netos Noah e Axel, 3 e 2 anos, respectivamente. “Fiquei sabendo do evento e trouxe eles para se divertirem, é uma delícia para as crianças. Eles estão adorando”, disse a moradora do Phoc III.
Também residente do bairro, Cristiane Silva de Jesus, 39 anos, que acompanhou os filhos Ruyllan, 13 anos, e Rafaela, 8 anos, elogiou a atividade. “Sempre frequentamos as atividades da Pracinha da Cultura, acho um espaço bem legal. E hoje, ter este bailinho aqui foi um incentivo bacana pras crianças aproveitarem”, afirmou a assistente administrativo.
Animado, Ruyllan disse ter adorado o evento. “Achei bem legal e divertido”, sintetizou o garoto. “Muito bom. Gostei de tudo”, completou a irmã, Rafaella.
O Carnaval da Pracinha reforça a ocupação dos espaços públicos pela arte, aproximando as pessoas e construindo memórias afetivas na cidade. A Secult destaca que segue trabalhando para que eventos como este aconteçam cada vez mais, democratizando o acesso e fazendo da cultura um instrumento de cidadania e inclusão.
Fonte: Prefeitura de Camaçari




