
Maria de Lourdes chegou cedo, com a serenidade de quem carregava a expectativa de resolver um procedimento aguardado há algum tempo. Ao ser atendida no 4º Mutirão de Triagem para Pequenas Cirurgias, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, encontrou organização, agilidade e, sobretudo, acolhimento. “Foi muito organizado e rápido. A gente se sente cuidado e esperançoso sabendo que o procedimento já tem previsão para acontecer”, contou.
Denise Ferreira, que aguardava encaminhamento para tratamento de cravo plantar, também destacou a importância da iniciativa. “Essas ações ajudam muito quem precisa. Nem sempre conseguimos resolver com facilidade, então é uma oportunidade valiosa para a população. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.
Histórias como as delas marcaram a ação realizada neste sábado (21), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na Policlínica Municipal, na Orla I. O mutirão ultrapassou a marca de 300 atendimentos, consolidando mais um avanço da gestão municipal na ampliação do acesso à saúde especializada.
Procedimentos que contemplam demandas como cisto sebáceo, lipoma, retirada de sinais, lobuloplastia de orelha, hérnias inguinal e umbilical, além de cravo plantar já começam a ser realizados a partir do dia 6 de março. O secretário de Saúde, Helder Coutinho, acompanhou de perto a ação e destacou a relevância da iniciativa para o município.
“Essa ação integra o Programa Agora Tem Especialista, que tem transformado o acesso da nossa população à saúde especializada. Em 2025, já realizamos mais de 3.600 cirurgias em Juazeiro e seguiremos ampliando essas estratégias, com novas ações previstas. Nosso objetivo é claro: reduzir o tempo de espera e garantir mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o secretário.
Com iniciativas como o mutirão, a Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com uma saúde pública cada vez mais resolutiva, humanizada e acessível, aproximando os serviços especializados da comunidade e promovendo mais dignidade no atendimento.




