
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade
“Eu achei fantástico. Gostaria que tivesse muito mais vezes, pra gente se cuidar, cuidar dos cabelos, da pele, das unhas. Foi muito importante. A gente se sente mais mulher”, assim Maeli Ribeiro, moradora do bairro Novo Encontro, resume o sentimento compartilhado por dezenas de mulheres que participaram da segunda edição da Manhã de Cuidados Terapêuticos e Estéticos, realizada nesta sexta-feira (26), no Centro Integrado de Atendimento à Mulher/CIAM, em Juazeiro.
“É bom porque a gente aprende a se amar mais. Amor próprio em primeiro lugar”, refletiu Claudia Martins, moradora do bairro Piranga, após participar das atividades.
De acordo com Erislene Costa, coordenadora do CIAM, a proposta da ação vai muito além dos serviços estéticos. “Realizamos esse momento promovendo o segundo encontro de manhã terapêutica estética. Essa ação foi pensada para as mulheres assistidas do CIAM, para trazer bem-estar e autoestima. Todos os meses, o CIAM promove um evento com tema pertinente à saúde e ao bem-estar dessas mulheres”, destacou.
A programação teve início com uma roda de conversa conduzida pela terapeuta comportamental Ivanilde Ferreira, voltada ao equilíbrio emocional e ao fortalecimento da autoestima. O espaço de escuta e partilha preparou o ambiente para um dia de conexões profundas e reconexão com o amor-próprio.
Presente no evento, a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane, destacou a importância do cuidado como ferramenta de enfrentamento à violência.
“Seria ideal que o CIAM fosse apenas um espaço de cuidado e autoestima, mas ainda precisamos enfrentar diariamente a realidade da violência contra as mulheres. Fortalecer a autoestima também é parte desse enfrentamento, ajudando na reconstrução emocional e no empoderamento para que cada mulher reconheça seu valor e seus direitos”, afirmou.
O CIAM, vinculado à SMJ, atua no acolhimento de mulheres em situação de violência, oferecendo atendimento psicológico, jurídico e social. Localizado na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro, o espaço se consolida como referência em cuidado integral, fortalecendo diariamente o protagonismo e a dignidade das mulheres de Juazeiro.