Memorial Murilo Mármore conta a história dos ex-prefeitos de Vitória da Conquista

🔗 Clique para ver a foto originalO Palácio da Joia do Sertão Baiano, sede do Governo Municipal, é um dos prédios que guardam a história e a memória de Vitória da Conquista. A última reforma, entregue em abril de 2025, trouxe à população a possibilidade de conhecer mais sobre a história dos gestores que ajudaram a construir a terceira maior cidade da Bahia, e a melhor e mais segura para se viver no estado. 

O Memorial Murilo Mármore abriga a galeria dos ex-prefeitos da cidade, com quadros que vão desde os intendentes até a prefeita Sheila Lemos, atual chefe do Executivo Municipal. O espaço foi batizado em homenagem a Carlos Murilo Pimentel Mármore, prefeito de Vitória da Conquista no período de 1989 e 1992, que faleceu aos 81 anos em dezembro de 2024. A inauguração contou com a presença da família do ex-prefeito.

🔗 Clique para ver a foto original

Prefeita e Janaína Mármore

Qualquer interessado pode reservar um horário para visitação no Memorial, que recebe especialmente grupos de estudantes, da educação infantil ao ensino superior, além de grupos da sociedade civil organizada.

Para solicitar uma visita, o telefone de contato é 3229-3450. 

Coordenador do Cerimonial da Prefeitura, responsável pela condução das visitas, Célio Santos destaca o importante papel do Memorial para a preservação da memória de Vitória da Conquista, permitindo que as atuais e as próximas gerações tenham instrumentos para conhecer e viver melhor a cidade. “Nós temos aqui 44 quadros neste memorial que refletem um pouco, cronologicamente, da história dos gestores do nosso município, desde os intendentes até os gestores mais recentes. Esse espaço está aberto ao público porque a Administração teve a sensibilidade de transferir este acervo, que se encontrava no Salão Nobre do gabinete da prefeita, para este espaço. Lá o acesso é restrito, então, evidentemente, alunos que, por ventura, quisessem conhecer este espaço, não poderiam durante o momento em que a prefeita participa de reuniões e realiza suas agendas administrativas”.

Durante as visitas, além de poder observar os quadros, o público assiste a uma exposição ministrada pela equipe do Cerimonial, que aborda, de forma cronológica, os principais fatos que marcaram a história política da cidade, vividos e influenciados pelas figuras homenageadas em cada quadro. Cada gestor tem seu quadro adicionado à galeria após a conclusão do mandato. 

Para Célio, um espaço como este tem o papel de oferecer o acesso a um conhecimento que normalmente não é discutido de forma aprofundada na grade curricular das escolas, o que impede a população de ter mais entendimento sobre a rica história de Vitória da Conquista. “Quando você tem estudantes, o cidadão comum visitando este espaço, você facilita para que eles possam ter acesso a informações que, porventura, não teriam pelo conteúdo que é assimilado em sala de aula. Então a gente democratiza. A prefeita teve a sensibilidade e, com essa iniciativa, tornou muito mais dinâmico o acesso a esses conteúdos”.

Percorrer a galeria com o olhar também dá uma ideia do passar do tempo e dos avanços tecnológicos. Os primeiros quadros são retratos pintados, passando por fotografias em preto e branco e chegando às mais recentes, com retratos coloridos e digitais. “A gente se diverte muito com as crianças, e também aprende muito quando elas visitam aqui. Naturalmente, a procura pelo espaço é maior durante o mês de novembro, aniversário da cidade, mas estamos à disposição durante todo o ano. Entrando em contato com a Secretaria da Casa Civil, o público consegue agendar as visitas e a gente faz todo o ordenamento para recebê-lo bem”, completou Célio Santos.

 

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima