
A 10ª Edição do Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia abriu, nesta segunda-feira (8), a programação da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Realizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Políticas para Mulheres (SPM), no Hotel Bahia Mar, em Salvador, a abertura do encontro reuniu mulheres de todo o estado para debates, formação e articulação de políticas públicas.
O encontro acontece até o dia 10 de dezembro, com o tema “Guardiãs da Vida, Vozes da Democracia” e a participação de 250 mulheres dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Durante a abertura, estiveram presentes agricultoras familiares, ribeirinhas, marisqueiras, pescadoras, assentadas da reforma agrária e do crédito fundiário, geraizeiras, mulheres de fundo e fecho de pasto e representantes de povos e comunidades tradicionais, refletindo a diversidade que constrói e fortalece o rural baiano.
Na ocasião, a secretária de Política para Mulheres, Neusa Cadore, destacou a iniciativa como marco de fortalecimento e construção coletiva. “O 10º Encontro de Mulheres Rurais é um momento de escuta, elaboração e avaliação, em que apontamos novas propostas para enfrentar as violências que atravessam o dia a dia das mulheres e para criar mecanismos de autonomia econômica. É um espaço inspirador que fortalece os movimentos de mulheres da Bahia, especialmente do campo, que constroem uma história de superação e nos orientam na construção de ações concretas para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Para Laura Bamberga, integrante do GT de Mulheres da SDR, as secretarias reforçam mais uma vez a importância do papel da mulher no rural, em que foram apresentadas “ações da SDR, da SPM e de outras pastas que atuam diretamente com mulheres do campo, águas e florestas. Este é um espaço fundamental, onde seguiremos com atividades de grupo para aprofundar debates e construir a nossa 10ª Carta das Mulheres Rurais, que será entregue ao governador Jerônimo Rodrigues, e finalizar nosso trabalho com a Marcha das Mulheres”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou o simbolismo de iniciar a programação da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária com o encontro e destacou o compromisso do Estado com as pautas das mulheres rurais. “Abrir a programação com o Encontro de Mulheres Rurais fortalece a missão da nossa feira de valorizar quem constrói o rural da Bahia. As mulheres têm papel central na produção, na organização comunitária e nas decisões que transformam os territórios. Nosso esforço é garantir que elas tenham cada vez mais condições de participar, produzir e viver com dignidade no campo.”
Ao longo de três dias, o evento vai contar com rodas de diálogo, oficinas e espaços de construção coletiva sobre temas como autonomia econômica, direitos territoriais, participação política, sustentabilidade, educação não sexista e enfrentamento às violências. A 10ª edição marca uma década de mobilização e construção coletiva, reforçando o compromisso do Governo do Estado em ampliar direitos, promover inclusão e fortalecer o protagonismo das mulheres na agricultura familiar.




