
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é responsável por gerir a política de assistência social em Vitória da Conquista
Nesta terça-feira (15), o Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa 20 anos de existência. Criado em 2005, o Suas representa um marco na consolidação dos direitos sociais no Brasil, ao estruturar a política pública de assistência social como um sistema nacional, descentralizado, participativo e voltado à proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade. Em Vitória da Conquista, o Governo Municipal trata a assistência social como prioridade, conquistando avanços importantes nos últimos anos, frutos de investimentos e fortalecimento da rede de proteção social.
Para garantir um Suas mais eficiente, que atendesse às demandas de toda a população de Vitória da Conquista, o Governo Municipal lançou, em maio de 2023, o programa Acolhe Conquista, um conjunto de medidas estruturadas em oito eixos, voltadas ao fortalecimento da política de assistência social. Com um orçamento recorde, o programa viabilizou reformas, construções de unidades, melhorias no atendimento, descentralização dos serviços e capacitação das equipes técnicas.
Graças aos investimentos feitos pelo Governo Municipal, por meio do Acolhe Conquista, foi possível ampliar a rede física e melhorar a infraestrutura das unidades de atendimento da assistência social. Entre 2023 e 2024, a Prefeitura entregou as reformas do Cras Bruno Bacelar, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Vila América e do Centro de Convivência Conquista Criança, além das novas estruturas do Cras Pedrinhas, que servirá de modelo padrão para os demais Cras do município que ainda não possuem sede própria.
Também foram revitalizados o Centro de Convivência do Idoso, com novas salas para inclusão digital e salão de beleza, e o SCFV de Caiçara, na zona rural, que agora também recebe atendimentos do Cras e Creas Rural, fortalecendo os serviços em comunidades mais afastadas.
Assistência social mais perto de quem mais precisa
E para garantir que os serviços da assistência social cheguem a quem realmente precisa, a Prefeitura ampliou os canais de atendimento e descentralizou o acesso ao Cadastro Único e ao Programa Bolsa Família. Atualmente, o município conta com mais de 15 pontos de atendimento, distribuídos em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na extensão do Cras Nova Cidade, nas subprefeituras dos distritos de José Gonçalves, Inhobim e Bate-Pé, no Posto Avançado da Prefeitura da Zona Oeste, na sede da Semdes e no Centro de Convivência Conquista Criança.
Outra iniciativa que tem ampliado a presença da assistência social nos territórios é o programa Suas na Comunidade, que leva serviços para as regiões rurais e condomínios do Minha Casa, Minha Vida. Graças ao programa estão sendo realizados atendimentos em regiões mais afastadas da zona urbana, como em comunidades quilombolas e assentamentos. Em 2024, foram realizadas 42 edições do programa, com mais de 13 mil atendimentos, incluindo atualização do Cadastro Único, orientações sobre benefícios sociais e emissão de documentos.
As atividades do programa também contam com diversos parceiros, como a Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), e agora em 2025, também tem a participação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apenas esse ano, já foram realizados mais de 1.500 atendimentos através do Suas na Comunidade.
Equipes ampliadas, atendimento qualificado
Para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente, a Prefeitura tem investido na qualificação dos profissionais e na recomposição das equipes. Em 2025, foram convocados 75 novos servidores aprovados em concurso público, entre eles assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, administradores e instrutores de música, arte e esporte.
Além disso, a educação permanente tem sido um pilar da gestão. Desde 2021, foram promovidas seis edições do Curso Introdutório à Política de Assistência Social, buscando capacitar os novos servidores e aprimorar os fluxos de atendimento. Além disso, a Semdes tem realizado consultorias e capacitações com especialistas nacionais, abordando temas como a política para população em situação de rua, o fortalecimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família e a melhoria da gestão da política de assistência social.