Ações de reabilitação do CETAS garante retorno de mais de 15 animais silvestres ao habitat natural

Mais de 15 animais silvestres foram devolvidos à natureza pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), unidade gerida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A soltura integra as ações permanentes do Instituto voltadas ao resgate, tratamento, reabilitação e reintegração da fauna silvestre.

A ação envolveu espécies de diferentes grupos da fauna brasileira, como ouriços (preto e cacheiro), uma jibóia, uma iguana, um tamanduá e sariguês de orelha-preta e de orelha-branca. Todos os animais passaram por avaliação veterinária, cuidados clínicos e acompanhamento técnico especializado até estarem plenamente reabilitados e aptos para o retorno seguro ao seu habitat natural.

“A nossa estrela do dia foi um animal que passou pela reabilitação com a gente há um mês, foi recria do nosso órgão e foram resgatados órfãos, foram dois gatinhos do mato, gato do mato pequeno que são endêmicos aqui da nossa região, é uma grande vitória a gente conseguir soltar esses animais porque eles são felinos, carnívoros e eles precisam ter uma habilidade de caçar, de se desenvolver sozinho na natureza e esse foi um trabalho em conjunto com o berçário e com o CETAS, conseguimos então reabilitar dois felinos para voltar para a natureza”, explicou a veterinária do CETAS, Thais Capistrano.

A veterinária também explicou que o Inema faz o cadastro de áreas de soltura de animais silvestres através do formulário que já está no site. “Para isso a pessoa precisa ter uma área conservada com acesso a rio e mata, alimento e outros animais já existentes na região e esse cadastro pode ser feito através do nosso site. Junto com os CETAS, a gente reabilita os animais e leva eles para fazer a soltura nessas áreas já cadastradas. É muito importante essa parceria porque o trabalho de reabilitação só consegue ser finalizado com esse grande evento”, acrescentou.

Com unidades em Salvador, Cruz das Almas e um terceiro em fase de construção em Barreiras, o Cetas do Inema realiza o resgate de animais silvestres e recebe os que chegam por meio de entrega voluntária, apreensão oriunda de fiscalização, vítimas de maus-tratos ou de qualquer outra demanda que necessite de atenção especializada para tratamento clínico e soltura à sua área de origem.

Disque Fauna (Resgate) – Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima