Ações preventivas reforçam abastecimento de água para as praias do Sul da Bahia

Para atender aos moradores e turistas das localidades ao longo dos mais de 200 quilômetros do litoral sul baiano, entre Canavieiras e Camamu, a Embasa adotou uma série de medidas para assegurar o abastecimento de água com a chegada do verão, período em que o consumo naturalmente aumenta devido às altas temperaturas. Este ano, a situação é ainda mais favorável: os mananciais da região apresentam bons volumes de armazenamento. “A situação está bem melhor que em anos anteriores”, afirma o gerente regional da Embasa, Uillas Batista, “além da adoção de diversas medidas operacionais preventivas para assegurar a regularidade do abastecimento”.

Além do monitoramento constante dos mananciais, as ações da Embasa incluem a manutenção de equipamentos eletromecânicos e das estações de tratamento de água e esgoto, o uso de geradores em pontos estratégicos, equipes permanentes de plantão e campanhas de conscientização sobre o uso racional da água. Mesmo com o cenário favorável, a população é incentivada a consumir água de forma responsável. As campanhas educativas foram reforçadas para evitar desperdícios, orientar sobre os cuidados com a rede de esgoto e intensificar a fiscalização de possíveis desperdícios e ligações clandestinas.

Durante o verão, cidades como Ilhéus, Olivença, Itacaré, Serra Grande, Camamu e Canavieiras praticamente têm sua população duplicada, o que aumenta significativamente a demanda de água. Um dos principais desafios nesse período é a falta de energia elétrica. Por isso, já foram instalados geradores nos sistemas considerados mais críticos, como em Itacaré, Serra Grande e Ilhéus. A Coelba também foi acionada para reforçar o suporte nas regiões onde a falta de energia historicamente compromete o abastecimento e a operação do sistema de esgotamento sanitário.

Em Ilhéus, a Embasa investiu R$ 6,5 milhões na modernização do sistema de abastecimento, visando maior segurança hídrica e eficiência operacional. As obras, já concluídas, incluíram a implantação e substituição de 5,3 km de redes, além da instalação de uma nova adutora que triplicará a capacidade de transferência de água da região sul para o centro e oeste da cidade.  Com uma rede de abastecimento dedicada do sul para o centro, a adutora permitirá o transporte de um volume de água suficiente para reforçar o abastecimento durante estiagens ou períodos de redução da vazão do rio Iguape.

Em Serra Grande, a Estação de Tratamento de Água (ETA) passou por reformas no ano passado, ampliando sua capacidade de produção em 77%, de 54 para 95 metros cúbicos por hora. A ETA abastece Serra Grande e Sargi, localidades que têm sua população duplicada no verão. Neste ano, foram realizadas novas intervenções na ETA, além da recuperação e melhoria da área de captação. A localidade contará também com um ponto de atendimento presencial durante a temporada de verão.

Em Itacaré, desde 2019, a Embasa concluiu a ampliação da ETA da Ribeira e implantou uma adutora para captar mais água do rio Jeribucaçu, aumentando a oferta de água tratada em 35%. A ampliação da ETA e a adutora garantem maior regularidade no abastecimento, especialmente durante o período de maior consumo no verão.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima