Alagoinhas sediou a última reunião de 2025 da Comissão Intergestora Regional (CIR) da Macrorregião Nordeste, reunindo secretários municipais de Saúde dos 34 municípios que compõem o território. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório do Colégio Santíssimo Sacramento.
A reunião teve como pauta a apresentação de demandas e informes dos representantes municipais, além da atualização de políticas públicas que impactam diretamente a rede de atenção à saúde na região. Ao longo da manhã, gestores discutiram estratégias integradas para o fortalecimento dos serviços de média e alta complexidade, sistemas de regulação e fluxos assistenciais, bem como serviços essenciais como CAPS, SAMU e unidades de referência.
Rogério Ramos, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Nordeste, destacou a importância da CIR como instância estratégica para o planejamento e a pactuação das ações de saúde entre os municípios. Segundo ele, a comissão “destina-se a discutir questões necessárias para que os serviços e programas de saúde dos municípios funcionem. Tudo que depende de avaliação e aprovação para seguir para colegiados de instâncias superiores passa por esta comissão”.
Antônio Virgínio Pereira, secretário de Saúde de Alagoinhas, apontou o espaço como fundamental para o alinhamento regional: “Nesse momento discutimos as políticas integradas e comuns aos vários municípios que compõem a região, como os sistemas de regulação, os serviços de referência, serviços como CAPS, SAMU, etc. Alagoinhas, como cidade polo da região, é a que tem a maior gama de serviços tanto na atenção primária quanto na atenção especializada. É referência para municípios circunvizinhos, principalmente no que demanda cuidados de média e alta complexidade”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas





