
Diolino, Raiane, Marco, Heloá, Thaylla, Raíza, Margareth e Ruth Ferreira Prado (Coordenadora Pedagógica)
Os alunos da rede municipal de Vitória da Conquista continuam se destacando em olimpíadas pedagógicas promovidas por todo o território nacional. Na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef), cerca de 60 alunos estão entre os premiados. Um dos destaques foi o Centro Educacional Moisés Meira, em José Gonçalves, com três medalhistas de ouro e um de prata.
Apaixonada por matemática, a aluna do 9º ano Raiane Freire Cruz, 15 anos, foi medalhista de ouro na Olitef. Para ela, a prova estava um pouco complicada, mas antes teve algumas avaliações e a ajuda da professora Raíza Gonçalves. “Na hora foi uma surpresa tirar ouro. Graças a Deus, conseguimos tirar uma nota muito boa”. Outro medalhista de ouro foi o aluno do 8º ano, Marco Antônio Souza Gama, 14 anos. Também considerou a conquista uma surpresa, pois este ano o foco maior estava direcionado para as avaliações Sabe e Saeb. “Mas com a ajuda dos professores, aprendemos mais, e veio o ouro”.
Mais uma medalhista de ouro na unidade foi a aluna do 8º ano, Thaylla Santos, 14 anos. Ela considerou ter sido muito válida a experiência. “Eu achei muito interessante, muito importante, porque nos ensina a lidar com valores. E foi muito importante para nós”. Heloá Vitória Gomes Amorim tem 15 anos. Aluna do 8º ano, foi medalhista de prata. Ela agradeceu os ensinamentos que recebeu dos professores. “Foi importante para ter uma consciência sobre esse negócio de lidar com finanças, dinheiro”.
Professora de Matemática e Ciências na escola, Raíza Gonçalves afirmou que ano passado já tinha ocorrido a participação da unidade na competição. “Não foram contemplados com medalhas e, por conta disso, eles se sentiram bastante influenciados, incentivados pela temática em si, que é muito importante, educação financeira, e nós resolvemos seguir essa trilha no ano seguinte. E agora, em 2025, nós tivemos esses resultados maravilhosos”. O professor Diolino Souza Nascimento Neto, que também fez parte aqui da equipe de instrução,disse que apesar de ter trabalhando com as avaliações externas, os alunos conseguiram tirar um tempo, focar na Olitef. “A prova estava difícil, mas nós conseguimos, durante esse período, tirar um tempo para trabalhar com os meninos, com reforço, com resoluções de questões anteriores. E esse trabalho, esse pré-trabalho antes da prova, foi o que facilitou para chegarmos nesse resultado”.
A diretora Margareth Lanusse parabenizou os alunos da instituição e disse que todos da comunidade escolar estão muito felizes com o resultado. “É o nosso segundo ano aqui. O ano passado foi bom, esse foi melhor, e esperamos que venham mais resultados positivos”.
Olitef – uma iniciativa nacional gratuita que busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Realizada em parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, com apoio do MEC, a olimpíada incentiva a educação financeira desde cedo, preparando os estudantes para o futuro.









