
Mais duas escolas da Rede Municipal alcançaram bons resultados em Olimpíadas de conhecimento em nível nacional. Desta vez, alunos do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa – sede do Círculo Escolar Integrado (CEI) de Bate-Pé – e da Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro foram medalhistas de bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).
- Maria das Graças e Solange Pires (Smed)
- Izabelle, Arielle, Ariane, Prof. Lázaro, Emanuele, Cauan e Iasmin.
A diretora do CEI de Bate-Pé, Maria das Graças Brito Santos, comentou sobre as premiações: “Eles são capazes, interessados e o professor fez um trabalho grandioso. O aprendizado vem e acontece quando aluno e escola se envolvem e o professor se esforça”.
O professor de Geografia, Lázaro Oliveira Lemos, afirmou que, após a Secretaria Municipal de Educação (Smed) divulgar a competição, surgiu o interesse em participar. “Foi um pouco corrido. Fizemos aulas extras via Google Meet, porque traz assuntos do 6º Ano até o Ensino Médio. O esforço dos alunos deve ser valorizado. Foram três fases, e chegamos ao resultado. Todas as fases on-line, 25 questões para resolver em trio. Na última fase foram 15, tendo o tempo como fator de desempate”, contou o professor, que liderou duas equipes premiadas na OBG.
A estudante Ariane Oliveira Pinto participou da competição junto com as colegas Arielle Araújo Silva e Izabelle Vieira Oliveira. Ela conta que, com os estudos e as aulas com o professor Lázaro, as provas iam sendo feitas e a equipe foi avançando. “Nosso esforço foi recompensado”, comemorou.
A equipe de Cauan Cantil Ferreira incluiu também as alunas Emanuele Santos Cardoso e Iasmin Santos Silva. Para Cauan, todo o processo foi positivo: “Gostamos bastante da matéria, sempre tirando notas boas. Valeu o esforço, fomos recompensados”.
- Andressa Andrade (Smed), Ana e Solange Pires (Smed)
- Delton, Nataly, Laís e Davi
Na Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro, três equipes receberam a medalha de bronze. A coordenadora Ana Cláudia Santana destacou que a participação e a premiação de alunos na OBG está servindo como estímulo para os colegas. “Quando anunciamos a premiação, os outros começam a se interessar, pedem sites para estudar. Agora vai ter a olimpíada financeira. Todos estão querendo ganhar uma medalha”, informou.
Segundo o professor Delton Tomas de Oliveira, foi um trabalho em equipe. “Professor, alunos, gestão escolar. Uma alegria para todos nós”, destacou. O aluno Davi Almeida Pedroso dos Santos também ressaltou que “as aulas, o conjunto da equipe e o conhecimento foram importantes para alcançar uma boa nota”.