
Na manhã desta quarta-feira (24), cerca de 100 alunos da Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo, antigo CAIC, participaram do plantio de 40 mudas de árvores na área verde do 35º Batalhão de Infantaria Luiz Barbalho Bezerra (35º BI), conhecido como Sentinela do Sertão, em Feira de Santana.
A ação integra a campanha ambiental desenvolvida pelo Exército Brasileiro, que prevê o plantio de 100 mudas ao longo deste ano dentro do batalhão.
“É uma grata satisfação contar com a presença da nossa criançada da rede municipal de ensino, ajudando a povoar e até mesmo alegrar o nosso batalhão no dia de hoje. O 35º BI tem como compromisso a preservação ambiental, e já fomos certificados no ano passado com a certificação ‘Embaúba’. Agora, estamos concorrendo à certificação ‘Castanheira’, que representa um nível ainda mais elevado de gestão ambiental”, destacou o comandante da unidade, coronel Guedes.
Segundo o militar, o batalhão é responsável pela preservação de um trecho do rio Subaé e de áreas verdes que compõem sua área de instrução. A iniciativa desta quarta-feira contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da Embasa que forneceu as mudas utilizadas no plantio.
A participação dos alunos foi celebrada por familiares. “Sou mãe da Valentina, ela é autista nível 2. A escola fez o convite para participarmos do plantio e para mim está sendo maravilhoso viver esse momento com a minha filha. Essas oportunidades são muito importantes, tanto para o meio ambiente quanto para fortalecer o vínculo entre nós”, afirmou uma mãe presente.
A diretora da Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo também ressaltou a importância do projeto. “É um privilégio trazer nossos alunos para iniciar esse trabalho tão significativo. Hoje começamos com 40 mudas, mas o projeto prevê o plantio de 600 árvores. São ações que marcam histórias, e essas árvores vão marcar a história dos nossos estudantes também”, afirmou.