
Foto: Robson Lopes/ Secom PMS
Texto: Letícia Silva e Eduardo Santos/ Secom PMS
O programa Salcine realizou, nesta sexta-feira (23), mais uma etapa da capacitação de alunos egressos do curso de Assistência de Câmera e Maquinaria Elétrica. A ação, que faz parte do eixo “Formação”, foi realizada no Wet Eventos, localizado na Avenida Luís Viana Filho, e acontece em parceria com o Festival de Verão Salvador, sendo direcionada para aprimoramento de conhecimentos e técnicas de profissionais do setor.
“Esse é um trabalho que contribui bastante para o setor audiovisual de Salvador, que ainda demanda formação em diversas áreas. Então, proporcionamos essa formação especializada, visando a contratação direta desses profissionais em produções realizadas na cidade. Hoje, mais de 70% dos nossos alunos estão atuando no mercado de trabalho, baseado nesses cursos”, destaca Laís Motta, coordenadora do eixo de Formação e egressa do curso de Produção Executiva do Salcine.
A captação audiovisual de grandes eventos tem como mediador o diretor de Fotografia Wendel Assis e representa uma etapa complementar na formação dos alunos do curso de Assistência de Câmera.
A iniciativa busca ampliar a compreensão dos alunos sobre o papel estratégico da captação audiovisual em ambientes dinâmicos e de alta complexidade, a exemplo do Festival de Verão 2026.
Leide Laje, especialista de ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança, em português) no Festival de Verão, revela que a ideia da parceria nasceu da necessidade de agregar a pujança do evento com as ações da Prefeitura.
“Foi pensada a ideia de otimizar o espaço do Festival de Verão, com ações de impacto social, fazendo uma imersão com esses egressos dos cursos do Salcine, levando pessoas que já atuam no audiovisual a vivenciar, na prática, como funciona o festival e seus espaços, contribuindo assim com a formação desses profissionais”, afirma.
Aluna do curso de Assistência de Câmera, Vansil avaliou a formação como uma experiência exitosa para contribuir na própria carreira profissional. “Já venho de outros cursos, experiências diversas, mas nunca em eventos de grande porte. E, como profissional da área, quero muito participar de eventos dessa magnitude, como uma profissional capaz de registrar esses momentos, além de fazer networking e poder pôr em prática tudo aquilo que aprendi nas aulas teóricas”, disse ela, que é roteirista, produtora e diretora.
Criado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) em 2023, o Salcine busca consolidar Salvador como referência regional e nacional em audiovisual, estimulando a criação, a inovação e a circulação de conteúdos, bem como o desenvolvimento sustentável da economia criativa da cidade.
Em parceria com o Senai-Cimatec e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda, o Salcine Cursos já se encontra no seu segundo ciclo formativo, com aproximadamente 400 profissionais certificados.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/alunos-do-salcine-participam-de-formacao-audiovisual/ .
Fonte: Prefeitura de Salvador




