
As dimensões emocionais, sociais e psicológicas, que afetam diretamente o bem-estar das mulheres, devem ser prioridade, nas ações da campanha Outubro Rosa, avalia a vereadora Lu de Ronny (Partido Verde). Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal desta quarta (08), ela defendeu, para além das preocupações com o aspecto físico, a adoção de uma “visão holística” na promoção da saúde da mulher, especialmente no mês de conscientização e combate ao câncer de mama.
Enfermeira por formação, a parlamentar reforçou a importância de políticas públicas que ultrapassem os cuidados sistêmicos e clínicos, oferecendo também suporte psicológico e atenção contínua às mulheres. Segundo ela, essas medidas devem ser mantidas ao longo de todo o ano, e não apenas em outubro, período de intensificação das ações de prevenção.
A Campanha em Feira
A campanha “Outubro Rosa com ELAS: Saúde e Proteção”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove uma série de serviços voltados à saúde feminina, neste mês. Entre as ações, agendamento de exames preventivos, ultrassonografias, densitometria, eletrocardiograma, exames laboratoriais e consultas com ginecologistas, além de outros atendimentos.
Lu de Ronny elogiou a iniciativa e destacou o papel das equipes municipais na ampliação do acesso aos serviços de saúde, reforçando a importância das ações de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral com as mulheres. A vereadora também parabenizou Neinha Bastos, titular da SMPM; Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar; e o secretário de Saúde Rodrigo Matos, pelo trabalho conjunto em prol da saúde pública feminina.
O vereador Ron do Povo (PP) elogiou a atuação de Lu de Ronny, por suas sugestões para ampliar o alcance e a qualidade da campanha, e o trabalho das gestoras municipais à frente das ações. “São pessoas competentes que atuam pelo SUS e têm acolhido muitas mulheres com o devido cuidado e respeito”, afirmou.
Procuradoria da Mulher
Ainda na Tribuna da Casa da Cidadania, a vereadora Lu de Ronny anunciou que a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal realizará, com a presença de representantes de diversos órgãos e instituições parceiras, uma sessão solene no dia 27 de novembro, para oficializar sua instalação.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




