
Uma associação voltada para o esporte e arte, outra de apoio a agricultores familiares, serão consideradas de Utilidade Pública, em Feira de Santana, conforme projetos aprovados hoje (24) pela Câmara. As duas propostas vão ser submetidas agora à sanção do Poder Executivo. A Associação Desportiva e Cultural Estrelas da Paz estará sendo contemplada por iniciativa do vereador Silvio Dias (PT). Fundada em 2024, seu principal objetivo é desenvolver ações voltadas para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no município. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se aulas gratuitas de boxe, aerobox, baleado, dança e percussão.
“O esporte e arte são utilizados como instrumentos de inclusão, disciplina, bem-estar físico e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, destaca o vereador. Para Silvio Dias, o reconhecimento como utilidade pública permitirá que a associação “amplie sua atuação e captação de recursos”, estabelecendo parcerias institucionais e participação de editais e convênios com o poder público.
Já a Associação Comunitária de Moradores e Agricultores Familiares do Povoado de Barrocas, distrito Maria Quitéria, se tornará de utilidade pública através de projeto do vereador Josivaldo Santana (UB). Com propostas voltadas para a agricultura sustentável, ela realiza também a capacitação e treinamento para agricultores; busca melhorias para a infraestrutura; fortalece as políticas públicas e fortalece a economia local.
Apesar dos avanços já conquistados, destaca o parlamentar, ainda há desafios, a exemplo da sustentabilidade financeira para buscar fontes de financiamento sustentável e garantir a continuidade das atividades, além da expansão de projetos e formalização de parcerias com organizações e entidades governamentais.
Foto: Associação Desportiva e Cultural Estrelas da Paz
Fonte: Câmara de Feira de Santana