Atletas reveladas pelo projeto Natação em Rede disputam Campeonato Brasileiro de Nado Artístico

Não faz um ano que jovens meninas do nado artístico não sabiam nadar e, agora, disputam sua primeira competição nacional: o Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Nado Artístico 2025. Após terem sido reveladas pelo projeto Natação em Rede, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), as nadadoras disputam em Curitiba, Paraná, nesta semana, por meio da concessão de passagens aéreas do Governo do Estado.

O torneio começou nesta quarta-feira (10), e segue até domingo (14). No entanto, a delegação baiana, composta de oito nomes (seis atletas, um auxiliar e uma técnica), estreia nas águas nesta quinta-feira (11). Além das novatas que farão sua estreia, o grupo também conta com nomes mais experientes. Elas são parte da equipe Sincro Bahia e treinam na Piscina Olímpica da Bahia, equipamento da Sudesb, na Av. Bonocô, em Salvador.

As novatas participam da equipe infantil principiante, que é uma categoria para quem participa das competições pelos primeiros dois anos, ou seja, uma categoria à parte, com premiação à parte. A técnica da equipe Maria Helena fala sobre a expectativa para esse grupo. “São meninas que vieram do Natação em Rede. A maioria delas não sabia nem nadar há um ano e hoje participam de um campeonato brasileiro, o que é uma grande vitória. É a primeira participação delas e temos expectativa de pegar um pódio ou dois”.

Já o grupo das atletas juvenis possui mais experiência e um histórico que já inclui conquistas. A técnica do grupo vê a participação da delegação como uma oportunidade das atletas encontrarem outras das melhores do país e se sentirem parte disso, o que é positivo como reforço para o esforço já realizado. “É algo fundamental pra permanência delas, para motivação, ter vontade de crescer, evoluir. Sem dúvida, esse apoio da Sudesb é fundamental, porque sem esse apoio elas não estariam aqui”, comenta.

Outros nomes do esporte aquático também foram beneficiados pelo apoio de transporte da Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Um grupo de 22 atletas recebeu apoio de transporte do município de Porto Seguro para Salvador para disputar o Troféu Walter Junior Pré-Mirim a Sênior, que acontece nesta sexta-feira (12), e sábado (13), na Piscina Olímpica da Bahia.

Vôlei de praia – Ainda de olho no fomento ao esporte, atletas da Bahia participam da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-17 2025, em Saquarema, no Rio de Janeiro. O torneio começa nesta quinta-feira (11), e segue até domingo (14), e os representantes do estado viajaram com passagens aéreas concedidas pelo Governo do Estado. Ao todo, a delegação é composta por dois nomes pra comissão técnica e três atletas.
Os atletas Suane Lima, Evenilson dos Santos e Lukas Neves fazem parte da Seleção Baiana de Base de Vôlei de Praia da categoria sub-17 e estão ranqueados nas primeiras colocações do circuito baiano deste ano.

Xadrez – O presidente da Federação Bahiana de Xadrez (FBX), Luciano Zallio, vai participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto 2025, em Navegantes, Santa Catarina, entre os dias 14 e 21 de dezembro. Além do título nacional e prêmio em dinheiro, o torneio vai definir três atletas para representar o país nas Olimpíadas de Xadrez 2026 (competição específica da modalidade).

Luciano, que é o enxadrista baiano melhor ranqueado, além de presidir a federação estadual, celebra o apoio da Sudesb e a importância de participar de uma competição deste calibre. “Esse suporte faz toda a diferença, porque garante as condições necessárias para que eu possa viajar e representar o nosso estado. Minhas expectativas são as melhores possíveis. É uma competição que reúne os jogadores mais fortes do país e, por isso, exige preparação, foco e muita determinação. Participar do brasileiro é sempre especial, porque é uma oportunidade de testar o meu nível contra a elite do xadrez nacional e, ao mesmo tempo, aprender e evoluir”, comenta.

Fonte: Ascom/Sudesb
Fotos: Maurício Viana/Ascom Sudesb e Reprodução/Arquivo Pessoal/Luciano Zallio.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima