Aula-show com integração de culinárias marca encerramento do 4º Encontro Franco-Brasileiro

O último dia do 4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável foi marcado por uma aula-show e um concurso de receitas. O evento ocorreu nesta sexta-feira (19), no Sesc Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, reunindo chefs e estudantes de gastronomia, além de representantes dos dois países.
A iniciativa busca promover a conservação ambiental e a valorização da produção da agricultura familiar e de itens da sociobiodiversidade das áreas protegidas, por meio de sua utilização na gastronomia.

Durante a programação, os chefs do Senac Bahia e do Lycée Lautréamont, da França, prepararam menus completos que mesclaram a gastronomia brasileira e francesa, valorizando tanto produtos dos parques naturais regionais da França quanto itens da agricultura familiar produzidos na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança. Os presentes puderam degustar e votar nos pratos apresentados.

“Encerramos o 4º Encontro Franco-Brasileiro celebrando as trocas e os aprendizados entre a Bahia e a França. É fruto de um trabalho de várias mãos, de uma política pública que ganhou espaço em 2023. Essa integração mostra como o uso sustentável dos nossos produtos regionais pode fortalecer comunidades e valorizar territórios”, avaliou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré.

Na mesma linha, o diretor-geral do Inema, Eduardo Topázio, destacou a relevância da iniciativa: “É muito importante essa inter-relação entre o nosso Estado e a França, para que a gente adquira experiências e possa evoluir, principalmente nas questões ligadas às unidades de conservação e às áreas protegidas, com turismo sustentável.”

Os alunos do Lycée, Gauthier Duboux e Maxim Pinto estão em Salvador há duas semanas. Para Gauthier, “a experiência está sendo fantástica. Viemos no contexto de um intercâmbio entre o Liceu Francês e o Senac. E hoje podemos mostrar que as duas culinárias se casam perfeitamente.”

Como resultado do encontro, as receitas da aula-show e do concurso foram reunidas no livro “Gastronomia sem fronteiras – Receitas Franco-Brasileiras”, que registra a diversidade gastronômica e o diálogo cultural entre Brasil e França na Bahia.

O 4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável é fruto da cooperação entre o Governo do Estado, o Consulado da França no Nordeste, a Federação dos Parques Naturais Regionais da França, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Toulouse Jean Jaurès e parceiros como o Senac Bahia.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima