
O time juazeirense de handebol feminino disputará a medalha de bronze no Jogos da Juventude 2025, em Brasília-DF, nesta quinta-feira (25), às 15h15. As baianas irão enfrentar a equipe do estado do Rio Grande do Norte, seleção que venceram nas quartas de final, que aconteceu na última terça-feira (23). As competições desta modalidade iniciaram no último domingo (21) e seguem até quinta-feira (25), com a disputa de medalhas.
Com uma campanha de três vitória e somente uma derrota, a equipe baiana venceu, respectivamente, as equipes de Tocantins (23×17), Amapá (26×19) e Rio Grande do Norte (18×17). Já na disputa de semifinal, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), perdeu a invencibilidade para a equipe do Mato Grosso do Sul. Se vencerem as potiguares, levarão de Brasília para Bahia uma medalha inédita, da maior competição estudantil do Brasil.
Representantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Lomanto Junior, em Juazeiro, Norte da Bahia, as meninas desembarcaram na capital do país no último sábado (20) e retornam na sexta-feira (26), com passagens aéreas concedidas pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Bahia no Jogos da Juventude – Ao todo, o estado acumula quatro medalhas (um ouro, uma prata e dois bronzes), todas conquistadas pelo time feminino de modalidades individuais. A primeira medalha veio com Ana Carolina Almeida, 15 anos, conquistou bronze com o wrestling, na segunda-feira (15); a dupla baiana de vôlei de praia Samara Brandão, 16, e Suane Adir, 15, também foi medalha de bronze na última sexta-feira (19); e o judô conquistou duas medalhas – ouro com Mila Oliveira, 15, e prata com Rafaela Borges, 15.
Delegação baiana – Nesta edição, o estado está representado por 191 pessoas, sendo 172 competidores, além de técnicos, dirigentes e jornalistas, que viajam em três grupos: o primeiro saiu de Salvador dia 9 de setembro, o segundo no domingo (14) e o terceiro e último desembarca na capital federal neste sábado (20). Passagens aéreas e uniformes de toda a delegação foram concedidos pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da SEC, da Setre e da Sudesb.
Jogos da Juventude 2025 – A competição nacional organizada pelo COB está sendo realizada em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição), com cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país. Ao todo, 20 modalidades serão disputadas até esta quinta-feira (25), com a transmissão pelo canal do Time Brasil no Youtube e no Tik Tok Time Brasil.