
Ao todo, 12 nomes do estado foram selecionados e vão ser incorporados ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento em São Paulo
De olho nas Olimpíadas de Los Angeles 2028: 12 pugilistas baianos foram convocados para compor a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico 2026. Com uma vasta tradição na modalidade, a Bahia é o estado com maior número de convocados que serão incorporados ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento na Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE), em São Paulo. Os nomes selecionados devem se apresentar no dia 05 de janeiro no local.
Os baianos convocados são: Ramon Santos (60Kg), Ruan Santos (65kg), Kaian Oliveira (70kg), Isaías dos Santos (90kg), Joel Ramos (+90kg), Ícaro Luan (65kg), Claudio Santos (80kg), Jéssica Dias (57kg), Haziel Krishna (65kg), Adriele Caroline (65kg), e Viviane Dos Santos (75kg). O presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), Joilson Santana, aponta que a larga lista de nomes baianos é uma ratificação da boa performance dos atletas do estado.
Ele explica que na Seleção eles vão treinar e participar de torneios classificatórios para as Olimpíadas. “Eles vão pra lá e ficam até as Olimpíadas. Isso para que a gente possa ter mais alguém nosso dentro de mais uma Olimpíada. Isso é graças muito ao apoio do Governo do Estado, que dá suporte através da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia)”, diz Joilson, sobre o apoio do Governo do Estado, por meio da autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A delegação baiana vem de destaque no Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Masculino e Feminino 2025, disputado em maio em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde viajou com passagens concedidas pela Sudesb, com o título por estados e oito medalhas, sendo seis ouros (Bárbara Santos na -70 kg; Joel; Kaian; Samuel Rosa na -65kg; Tatiana Chagas na -54kg; e Viviane) e duas pratas (Haziel; e Keno Marley). A medalha de prata de Haziel não veio porque se lesionou antes da final e não pôde competir. Mesmo assim, a jovem comemora a convocação.
“A emoção é de gratidão, felicidade e de até um pouco de ansiedade do novo, em saber que eu estou mais próxima, chegando tão perto dos meus objetivos, do meu propósito, realizando os meus sonhos e que muitas coisas boas ainda estão por vir. A importância dessa convocação pra mim é de oportunidade em poder estar ali, representando meu estado, meu país, de saber que as pessoas estão me olhando, torcendo por mim, de trazer essa felicidade comigo mesma, assim, de ver que eu consigo, e claro que não sozinha, que não chegamos ao topo só, mas que temos um apoio”, comenta a pugilista Haziel, apoiada pelo programa Bolsa Esporte.
Além dela, Ícaro, Isaías, Joel, Ramon e Viviane também são contemplados pelo programa do Governo do Estado. Ela destaca a importância deste apoio. “Temos várias pessoas neste processo. Sem esse apoio dos patrocínios e do investimento público, não chegamos onde queremos. A Sudesb, por meio do Bolsa Esporte e da concessão de passagens aéreas, vem nos proporcionando uma forma de mantermos nossos sonhos vivos”, finaliza Haziel.




