Balanço 2025: Segov concluiu projetos importantes que garantiram integração governamental

A Secretaria Municipal de Governo (Segov) fechou o ano de 2025 com 100% de execução em todas as ações que a equipe da pasta se propôs a desempenhar. O sucesso no atingimento das metas foi verificado, principalmente, nos programas Escola de Governo e Começar de Novo, e ainda no trabalho permanente de manutenção e funcionamento das ações de governo – o que inclui outro programa, o Governando com as Pessoas, em vigência desde 2023.

🔗 Clique para ver a foto original

Certificação de agente no curso “Palavra em Ação”

No caso da Escola de Governo, continuaram as iniciativas direcionadas à qualificação, formação, desenvolvimento profissional e fortalecimento de competências, tanto de servidores municipais quanto de empreendedores e outros representantes da comunidade. Dessa forma, a Segov manteve a postura de contribuir para que seja atingido um nível de excelência no atendimento aos cidadãos de Vitória da Conquista, ao mesmo tempo em que se busca o desenvolvimento social e econômico do município.

Um dos destaques foi a posse dos Agentes de Governo, uma ação para a aplicação das diretrizes da gestão e para que as metas de governo sejam monitoradas e executadas em todas as instâncias. A integração dos agentes fortalece a gestão participativa e técnica, servindo como elos entre o planejamento e a execução.

Ao longo do ano, a Escola de Governo contemplou cerca de 650 pessoas, somando-se três eixos principais de atuação: o fortalecimento da Escola Virtual, a formação de servidores públicos (voltada sobretudo ao público interno) e o apoio aos empreendedores locais. O programa desenvolveu 25 atividades formativas, entre cursos, oficinas, palestras e outras ações educativas.

No caso do Começar de Novo, a iniciativa, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), manteve o gerenciamento de atividades relacionadas à ressocialização de pessoas que cumprem penas em regime semiaberto na Unidade Prisional Nilton Gonçalves. No total, mais de 50 internos passaram pelo programa ao longo do ano, dedicando-se a realizar serviços gerais em diversos setores da Administração Municipal: cemitérios, feiras livres, praças públicas, equipamentos esportivos e outras unidades que compõem a infraestrutura do Governo Municipal.

O Programa Governando com as Pessoas, da Prefeitura de Vitória da Conquista, que contava com a parceria da Prefeitura de Salvador, passou a ter seu sistema próprio, desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI). A ferramenta foi adaptada para as características e necessidades específicas de Vitória da Conquista e permite uma melhor amostragem de dados. Com a nova plataforma, o Governo Municipal pode fazer consultas públicas diversas, a exemplo da Escuta Ativa do PPA, da enquete pública para que a população possa opinar sobre as ações do município voltadas à proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes e da consulta pública sobre o Plano de Arborização Urbana.

Pode-se dizer que a Segov conclui mais um ano tendo cumprido, a contento, sua função de gerenciar as atividades voltadas ao planejamento governamental, além de acompanhar e dar suporte às ações de governo, promovendo a integração entre as demais secretarias.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima