
A realização de ações voltadas à promoção da saúde de meninos até 15 anos de idade, no município de Feira de Santana. Esta é a proposta da campanha Atitude Azul, criada por meio de um Projeto de Lei aprovado, por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (4). A proposição foi apresentada pelo vereador Marcus Carvalhal (PL) e prevê atividades educativas nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre saúde masculina na puberdade, durante o mês de novembro.
A campanha terá ênfase em questões como conscientização sobre a vacina contra o papilomavírus humano – HPV, higiene íntima e a importância do acompanhamento com médico urologista ou pediatra para diagnóstico precoce de condições que sejam fatores de riscos para doenças na vida adulta. O projeto prevê, ainda, distribuição de material informativo sobre a importância de: investigação de quadros de dor testicular e do aumento do volume escrotal; capacitação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A formação e a capacitação contínua dos recursos humanos em saúde que lidam com crianças e adolescentes também estão previstas, bem como parcerias entre o Poder Executivo e clínicas laboratórios e faculdades de Medicina, para realização de mutirões de atendimento, exames e palestras com especialistas, visando a conscientização dos jovens e da comunidade em geral. “Trata-se de uma proposição que reforça o Sistema Único de Saúde e garante aos jovens feirenses qualidade de vida, melhor perspectiva de futuro, dentro do Princípio de Proteção Integral previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente”, destacou Marcus Carvalhal.
Fonte: Câmara de Feira de Santana



