A iniciativa, que visa proteger crianças e adolescentes, recebeu o Prêmio Lusófonos da Criatividade
A campanha do Ministério Público da Bahia ‘O cuidado não pode ficar só no off’, de enfrentamento à violência no ambiente digital, recebeu o Grand Prix do Prêmio Lusófonos da Criatividade, na categoria Inteligência Artificial. A iniciativa desenvolvida por meio do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) foi lançada em outubro deste ano em parceria com a agência de publicidade e propaganda Morya Comunicação. O festival internacional sediado em Portugal ocorreu em 11 de dezembro e é dedicado exclusivamente à valorização da publicidade e comunicação nos países de língua portuguesa reconhecendo trabalhos de agências, profissionais e produtores, além de promover integração entre mercados.
Com foco na prevenção da violência digital contra crianças e adolescentes, a campanha alerta sobre riscos como exposição de imagem, assédio e isolamento, incentivando o uso mais seguro da internet pelo público infantojuvenil. Com uso de inteligência artificial, a iniciativa incluiu a criação e disponibilização da plataforma ‘Fala, Filho’, que informa sobre os principais riscos da internet a que crianças e adolescentes podem estar expostos. O ambiente digital responde dúvidas de pais e responsáveis sobre temas como cyberbullying, vazamento de imagens íntimas, assédio sexual, discursos de ódio e isolamento digital. As orientações são apresentadas por avatares infantis de forma acolhedora.
*Estagiária de Jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)




