Caps ad completa 22 anos com celebração e relatos de superação

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Dr. Gutemberg de Almeida (Caps ad) celebrou, nesta quinta-feira (25), 22 anos de funcionamento em Feira de Santana. A comemoração reuniu pacientes, funcionários, familiares e a comunidade em um culto ecumênico em ação de graças, com direito a bolo, docinhos, salgados e música ao vivo.

A subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar no cuidado a pessoas que enfrentam o vício do álcool e outras drogas.

“Todos nós fazemos parte dessa grande equipe com o propósito de oferecer uma saúde cada vez mais qualificada para a nossa população. Quero deixar os parabéns e reforçar o pedido de que cada paciente que chegue aqui continue sendo muito bem acolhido. Atender cada paciente com o olhar humano é missão de Deus, que conta com todos nós para contribuir e fazer muito bem o nosso trabalho”, afirmou.

Paciente do serviço desde a implantação, a aposentada Maria Valda dos Santos, de 67 anos, relatou a importância do atendimento recebido no processo de abandonar o cigarro. “O Caps ad é minha casa, aqui todos representam a minha segunda família. O acolhimento que recebo por toda a equipe é tudo de bom”, disse.

Também paciente do Caps ad, Rita Pinto Vasconcelos elogiou o acolhimento oferecido pelos profissionais. “É uma equipe com compromisso, leveza e carinho. Tenho orgulho de dizer que sou paciente do Caps. Parabéns!”, declarou.

A coordenadora do Caps ad, Mariana Rios, ressaltou o significado da celebração. “Esse momento simboliza integração, inclusão, socialização. Falo arrepiada da importância dessa data: proporcionar um espaço de convivência para os usuários, as famílias, nossa equipe e também parceiros. É uma alegria imensa e um prazer oferecer, nesta manhã de sol, esse momento para todos que estão presentes. Proporcionar afeto através da comida, da dança, do suco, do abraço é sensacional — e isso também é saúde mental”.

O evento contou ainda com a presença do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira; do coordenador da Rede de Saúde Mental, Joadson Andrade; da chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante; e da referência técnica em Saúde Mental, Cristiane Bastos.

Atendimento porta aberta

O Caps ad funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar para o almoço. O atendimento é em regime de porta aberta, ou seja, não exige encaminhamento prévio — basta que o paciente manifeste interesse pelo tratamento. Para ser atendido, é necessário apresentar cópias do RG, do cartão do SUS e do comprovante de residência. O serviço é destinado exclusivamente a moradores de Feira de Santana.

“Somos um serviço especializado e específico para o cuidado com pessoas em uso abusivo de substâncias psicoativas, sejam drogas lícitas ou ilícitas. Trabalhamos de portas abertas, sem preconceito e sem estigma. Aqui, contamos com uma equipe preparada, que atua principalmente no acolhimento — sem apontar dedos, mas com técnica, escuta qualificada e muito diálogo. É, de fato, um serviço diferenciado no município”, acrescentou Mariana Rios.

Atualmente, o Caps ad possui 10.448 pacientes cadastrados, sendo cerca de 2.200 em acompanhamento ativo. Segundo a coordenadora, o número varia devido à rotatividade de pacientes que passam pela cidade ou enfrentam recaídas, comuns no processo de tratamento.

O equipamento também recebe encaminhamentos das redes de saúde, educação e assistência social — tanto públicas quanto privadas. O Caps ad funciona na Rua Paris, nº 41, bairro Santa Mônica.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima