Banner institucional Bahia

Carnaval 2026: MPBA aponta avanços e desafios em acessibilidade e inclusão no Carnaval

O Ministério Público da Bahia apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 16, balanço parcial das ações da Instituição no Carnaval Salvador 2026, durante reunião de avaliação das ocorrências da festa realizada no Comando da Politica Militar, no Quartel dos Aflitos. O coordenador do Plantão do MPBA na folia, promotor de Justiça Artur Ferrari, destacou a atuação preventiva e integrada antes e durante a folia em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, o vice Geraldo Júnior, o secretário de Segurança Pública Marcelo Werner, o comandante da PM Antônio Carlos Silva Magalhães, o subcoordenador do MP no Carnaval, promotor de Justiça Audo Rodrigues, entre outras autoridades.

Segundo ele, o trabalho articulado com órgãos estaduais, municipais e do Sistema de Justiça, que tem contribuído para aprimorar os serviços públicos e reduzir ocorrências, tem como principais desafios, para as futuras edições, ampliar ainda mais a acessibilidade das estruturas públicas e privadas montadas nos circuitos festivos e as condições de inclusão e de trabalho dos trabalhadores mais vulnerabilizados, como ambulantes e catadores.  Até ontem, dia 15, equipes do MPBA realizaram 157 inspeções, a maioria voltada a checar e orientar medidas para ampliação da acessibilidade das estruturas, seguidas de ações que visaram a melhoria das condições de trabalho dos catadores de material reciclável, atividade imprescindível para a sustentabilidade do evento. O trabalho interinstitucional, com articulação do MPBA, resultou em avanços nas centrais de catadores, como disponibilidade de água para higiene, área coberta, bebedouros, equipamentos de proteção individual e bonificação pela coleta de plásticos. De acordo com Artur Ferrari, 44 inspeções trataram especificamente de acessibilidade. “Atuamos fortemente antes da festa, visando possibilitar que, nos grandes festejos, as pessoas com deficiência sejam integradas”, afirmou. O promotor pontuou também, como desafio, o aperfeiçoamento estrutural da plataforma dos ambulantes, instalada no Circuito Dodô entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra, que contemplaria melhorias do piso e das condições de higiene.

Maior público

Dados dos órgãos de Segurança Pública apontaram maior presença de foliões nos circuitos quando comparado dia a dia com o Carnaval de 2025. Neste domingo, dia 15, foram cerca de 200 mil pessoas no circuito Batatinha; no Osmar, aproximadamente 700 mil foliões — aumento de 17% em relação ao domingo de 2025; e no Dodô, mais de 1 milhão de participantes, crescimento de 10%. Em paralelo, houve uma redução nas taxas de ocorrências por 100 mil foliões em relação ao ano passado, com queda acumulada de 5%, passando de 11 para 10,4 registros.  Segundo o promotor Audo Rodrigues, a relação entre os números de presença de público e de registros de ocorrência mostra o resultado positivo do trabalho de excelência na área de segurança pública, que, articulado com o Sistema de Justiça, respondeu de forma rápida e efetiva, com identificação, localização e prisão de criminosos.

Denúncias

Durante o Carnaval, o Ministério Público do Estado da Bahia reforça a importância da participação da população no enfrentamento às violações de direitos. Casos de violência, discriminação, exploração, trabalho infantil, abusos contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais situações que atentem contra direitos fundamentais devem ser comunicados aos canais oficiais da Instituição. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br e pelo e-mail plantao@mpba.mp.br. Também haverá atendimento presencial em postos fixos instalados em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso rápido e direto ao serviço. A colaboração da população é fundamental para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.

Postos de atendimento do MPBA no Carnaval

Nazaré: Avenida Joana Angélica, nº 1312, das 8h às 20h.

Base Avançada de Ondina: Rua Nossa Senhora de Fátima, 128 — Ondina (praça próxima ao Teatro Faresi e em frente ao antigo ISBA), funcionamento 24h.

Base Avançada do Campo Grande: dentro da praça, funcionamento 24h.

Posto de Atendimento Barra (Circuito Dodô): Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra, das 10h às 18h.

Posto de Atendimento Procon (Circuito Osmar): Rua Carlos Gomes, 746 — Dois de Julho, das 10h às 18h

Fotos: Sérgio Figueiredo

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima