
Pela primeira vez na arquibancada social, montada pela Prefeitura de Salvador no Campo Grande, o casal Damares Martins e Virgínia Alves levou na manhã deste sábado, dia 14, os filhos, entre eles um cadeirante, para curtir as atrações artísticas voltadas ao público infantil no Circuito Osmar. “Até agora, nos pareceu tudo muito bom. Se gostarmos, voltaremos amanhã”, afirmou Damares. Para garantir que o serviço seja prestado da melhor forma possível a 1,8 mil foliões que, como o casal, inscreveram-se para acessar a arquibancada, o Ministério Público da Bahia vistoriou hoje as estruturas do equipamento e dos mirantes acessíveis para pessoas idosas, localizada também na Praça Dois de Julho, e para pessoas com deficiências (PCD), na Piedade.
As ações de fiscalização foram realizadas pela promotora de Justiça Rita Márcia Leite e uma equipe da Central de Apoio Técnico (Ceat), formada pelos servidores Jhonnes Silva, Marina Campo e Rubem Paulo. “Nosso trabalho tem o objetivo de garantir inclusão e conforto a todos, para que possam curtir plenamente o Carnaval”, disse a promotora. As vistorias observaram condições de acessibilidade, segurança e adequação das instalações, que começaram a funcionar desde a última quinta-feira. De modo geral, não foi encontrada nenhuma irregularidade grave, mas algumas situações de atenção passíveis de ajustes. Na arquibancada social, foram recomendadas melhorias específicas, que serão comunicadas à Prefeitura, como ampliação do piso antiderrapante, adequação dos corrimões e reforço na proteção da fiação elétrica. A equipe do MPBA trocou informações com agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que também estivem na arquibancada social verificando as condições das instalações.
Denúncias
Durante o Carnaval, o Ministério Público do Estado da Bahia reforça a importância da participação da população no enfrentamento às violações de direitos. Casos de violência, discriminação, exploração, trabalho infantil, abusos contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais situações que atentem contra direitos fundamentais devem ser comunicados aos canais oficiais da Instituição. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br e pelo e-mail plantao@mpba.mp.br. Também haverá atendimento presencial em postos fixos instalados em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso rápido e direto ao serviço. A colaboração da população é fundamental para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.
Postos de atendimento do MPBA no Carnaval
Nazaré: Avenida Joana Angélica, nº 1312, das 8h às 20h.
Base Avançada de Ondina: Rua Nossa Senhora de Fátima, 128 — Ondina (praça próxima ao Teatro Faresi e em frente ao antigo ISBA), funcionamento 24h.
Base Avançada do Campo Grande: dentro da praça, funcionamento 24h.
Posto de Atendimento Barra (Circuito Dodô): Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra, das 10h às 18h.
Posto de Atendimento Procon (Circuito Osmar): Rua Carlos Gomes, 746 — Dois de Julho, das 10h às 18h
Fotos: Adriano Cardoso





