
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio dos promotores de Justiça Audo Rodrigues e Hugo Casciano de Sant’Anna, participou ontem, dia 11, do curso de formação da Academia de Polícia Militar da Bahia (APM). Na ocasião, os promotores de Justiça ministraram a palestra “Ações voltadas para a atuação do Ministério Público em grandes eventos” durante a programação do curso de formação de oficiais.
“Ressaltamos a importância do diálogo permanente entre o Ministério Público e as forças de segurança, visando a construção de estratégias conjuntas para a prevenção de violações de direitos e a garantia da ordem pública”, destacou o promotor de Justiça Audo Rodrigues.
Foram abordados temas como segurança, ações de fiscalização, responsabilização institucional e preservação dos direitos fundamentais, a partir de exemplos concretos, entre eles o Carnaval de Salvador, considerado um dos maiores eventos populares do país. De acordo com o promotor de Justiça Audo Rodrigues, a palestra esclareceu aspectos práticos e jurídicos relacionados à atuação do MPBA em eventos de grande porte, com ênfase nas demandas e nos desafios operacionais que envolvem a presença massiva de público. Os promotores de Justiça destacaram procedimentos, limites e possibilidades de atuação ministerial em contextos que exigem integração entre os órgãos públicos, cooperação interinstitucional e observância rigorosa do ordenamento jurídico.




