
Inspeção constata que camarote acessível de Cajazeiras permanece sem luz
Equipe do Ministério Público do Estado da Bahia vistoriou na manhã deste domingo, dia 15, as estruturas montadas pelo Município de Salvador para realização do Carnaval nos bairros de Itapuã e Boca do Rio. A promotora de Justiça Maria Isabel Vilela, acompanhada dos analistas da Central de Apoio Técnico Alexandre Andrade, Wagner dos Anjos e Bonnie Torres e de integrantes do Corpo de Bombeiros, verificou as condições estruturais, de segurança e acessibilidade dos palcos instalados nos dois bairros.
Também foram observadas questões relacionadas à segurança contra incêndio e pânico. Segundo a promotora de Justiça “não foram encontradas irregularidades. Nos próximos dias de festa, a Instituição
continua com as inspeções nas demais localidades para verificar eventual necessidade de qualquer ação mais efetiva”.
Cajazeiras e Periperi
Também hoje, o MPBA realizou novas inspeções nos camarotes acessíveis instalados nos bairros de Cajazeiras e Periperi. A promotora de Justiça Rita Tourinho esteve nos locais com os analistas da Ceat Marina Campos e Jhonner Marçal, além da psicóloga Andréia Oliveira.
A equipe constatou que o camarote de Cajazeiras permanece sem luz interna, o que deve ser solucionado pelo Município, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), junto à Coelba, segundo informações prestadas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur). Em Periperi, foi verificado que, apesar da estrutura do camarote ter sido montada pela mesma empresa que instalou a de Cajazeiras, a qualidade do material utilizado é inferior e a rampa de acesso possui limite mínimo para passagem de cadeira de rodas com dimensões convencionais.
Denúncias
Durante o Carnaval, o Ministério Público do Estado da Bahia reforça a importância da participação da população no enfrentamento às violações de direitos. Casos de violência, discriminação, exploração, trabalho infantil, abusos contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais situações que atentem contra direitos fundamentais devem ser comunicados aos canais oficiais da Instituição. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br e pelo e-mail plantao@mpba.mp.br. Também haverá atendimento presencial em postos fixos instalados em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso rápido e direto ao serviço. A colaboração da população é fundamental para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.
Postos de atendimento do MPBA no Carnaval
Nazaré: Avenida Joana Angélica, nº 1312, das 8h às 20h.
Base Avançada de Ondina: Rua Nossa Senhora de Fátima, 128 — Ondina (praça próxima ao Teatro Faresi e em frente ao antigo ISBA), funcionamento 24h.
Base Avançada do Campo Grande: dentro da praça, funcionamento 24h.
Posto de Atendimento Barra (Circuito Dodô): Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra, das 10h às 18h.
Posto de Atendimento Procon (Circuito Osmar): Rua Carlos Gomes, 746 — Dois de Julho, das 10h às 18h
Fotos: Adson Almeida





