Carnaval de Juazeiro 2026: GCM apresenta balanço positivo da Operação de Carnaval

A Guarda Civil Municipal (GCM) apresentou, durante reunião interinstitucional realizada nesta terça-feira (3), no auditório da CIPE Caatinga, no 3º BEIC, o balanço da sua atuação no Carnaval de Juazeiro 2026.

As ações tiveram início antes mesmo da abertura oficial da festa, com a Operação Alvorada, deflagrada no dia 22 de janeiro, que realizou o monitoramento das pessoas que chegavam à cidade. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), a GCM promoveu um trabalho de orientação e conscientização junto às pessoas em situação de rua, apresentando a rede de apoio existente no município.

Durante o Carnaval, a Guarda Civil Municipal atuou de forma integrada com as demais forças de segurança e empregou 144 agentes, que trabalharam intensamente dentro e fora dos circuitos oficiais. A GCM foi responsável pela segurança dos foliões nos circuitos Luiz Galvão e Parlim (Folia Kids), espaços pensados para a participação de crianças e famílias.

Também atuaram a Patrulha Turística, garantindo a segurança dos visitantes; a Patrulha Maria da Penha, no enfrentamento à violência contra a mulher; além do patrulhamento nos acessos à festa e do reforço na segurança das unidades de saúde e hospitais.

Como resultado da operação, a GCM realizou duas prisões, sendo uma por violência doméstica e outra por tráfico de drogas; cinco encaminhamentos por intercorrências de saúde; e apreendeu entorpecentes, incluindo 20 porções de substância análoga ao crack, cinco porções de substância semelhante à maconha e dois frascos de lança-perfume.

De acordo com a inspetora-chefe da GCM, Hermínia, o balanço da segurança foi positivo, especialmente nos circuitos sob responsabilidade da Guarda Civil.

“A GCM atuou no Carnaval de Juazeiro de forma organizada, estratégica e preventiva, mantendo a ordem, o controle dos espaços e a segurança da população em sua área de responsabilidade. Atuamos de forma integrada com as demais forças de segurança, realizando os ajustes necessários. Só temos a agradecer a toda a corporação pelo empenho e dedicação que tornaram este um carnaval tranquilo para todos os foliões”, destacou.

Para o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, o sucesso do evento foi resultado direto da integração entre as forças de segurança, órgãos e instituições envolvidas.

“Os números mostram que o Carnaval deste ano foi um sucesso. Somente no último dia de festa, mais de 200 mil pessoas estiveram distribuídas nos três circuitos, e não houve registro de homicídios nos quatro dias de evento. Isso é fruto de uma ação integrada, com organização e planejamento, que consolidou o maior Carnaval da história de Juazeiro”, afirmou.

O prefeito Andrei Gonçalves ressaltou que a sensação de segurança atraiu ainda mais público para a folia e destacou que o evento se consolidou como o Carnaval da Família.

“Foi uma festa bonita e podemos afirmar que o Carnaval de Juazeiro se consolidou como a festa da família Juazeirense, o maior do interior do Nordeste, o maior da nossa história e o mais seguro que já realizamos. Os números mostram aumento de público e redução dos índices de criminalidade, reflexo do profissionalismo e da dedicação de todos os setores envolvidos, que trouxeram as famílias do Vale do São Francisco para dentro da folia”, concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Rolar para cima