Casa do Papai Noel conquista baianos e turistas no Centro Histórico de Salvador

Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares e Priscila Machado / Secom PMS

A Casa do Papai Noel segue encantando baianos e turistas que visitam as luzes natalinas do Centro Histórico de Salvador. O cenário instalado na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, voltou a ser um dos destaques do período, combinando referências afetivas e elementos culturais, com um caráter familiar e inclusivo. O funcionamento é diário e ocorre até o dia 25 de dezembro, das 17h às 22h.

Assinada pelo artista plástico Pedro Caldas, a montagem ocupa 180 m² e foi inteiramente transformada para criar uma experiência imersiva. Grandes painéis de madeira, cortinas de veludo, armários e biombos organizam os 11 ambientes, distribuídos em três áreas temáticas, cada uma com narrativa visual própria.

Quem vai ao local se admira com as presenças do Papai Noel negro, interpretado pelo presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Evilásio Rebouças, e da Mamãe Noel, vivida por Ana Degout, que já viralizou na internet por sua espontaneidade e bom humor, transformando a espera na fila de visitação em um momento leve e divertido.

“A Casa do Papai Noel este ano está ainda mais especial. Ela surpreende pelo tamanho, a quantidade de luzes e a beleza de cada detalhe. É muito gratificante ver adultos e crianças entrando e se encantando com tudo que foi criado com tanto carinho pela nossa equipe. Pensamos em cada ambiente para despertar emoção e fazer as pessoas viverem a magia do Natal de um jeito inesquecível”, destaca o diretor de Iluminação Pública da Prefeitura de Salvador, Ângelo Magalhães.

Para Evilásio, viver a experiência do Papai Noel pelo terceiro ano é um momento de grande satisfação. “É uma alegria muito grande poder incorporar esse personagem tão ilustre, reconhecido mundialmente; e sendo em Salvador, cidade com a maioria da população constituída por pretos e pardos, poder representar esta figura com a cor da cidade é uma grande honra. Especialmente em um momento em que buscamos repensar os nossos dias e a humanidade, pensar um tempo de paz, de felicidade, com o retorno do menino Jesus”, diz.

Decoração – O percurso na casa do Bom Velhinho começa pela Estação do Noel, onde árvores de veludo vermelho dividem espaço com um balanço de acrílico decorado com ursos, brinquedos e enfeites natalinos. A fachada recebe um jardim de flores coloridas e árvores natalinas que introduzem o clima festivo já na entrada. Também faz parte da Estação do Noel a Varanda da Casa, marcada por carrinhos de guloseimas e árvores de Natal em tons de rosa e vermelho.

Após a varanda, os visitantes passam por um cômodo inicial, que reúne um presépio, a lareira e uma árvore de Natal adornada com materiais rústicos, remetendo à simplicidade da manjedoura. O ambiente é predominantemente marrom, iluminado por luzes douradas que criam uma atmosfera acolhedora.

Na sequência, os visitantes encontram a sala de música, com piano, acordeon e tambores em referência à musicalidade de Salvador; e o escritório, onde prateleiras repletas de livros dividem espaço com cartas destinadas ao Bom Velhinho. O passeio segue pela brinquedoteca, com uma estante repleta de brinquedos e árvore natalina com luzes douradas.

Os dois últimos cômodos da casa são a sala de jantar, com a mesa posta recheada de guloseimas e utensílios da Mamãe Noel, e a cozinha com a geladeira da Coca-Cola e um mezanino das guloseimas. Nesse grande ambiente, está situado o trono do Papai Noel, ladeado por flores e decorado com ursos e muitas caixas de presente. Além disso, fazem parte do salão duas árvores gigantes decoradas com flores, bolas, luzes e as renas.

A trabalhadora autônoma Luciana Dias, 32 anos, fez questão de levar Pedro Gabriel, de 8 anos, para conhecer o local. O garoto gostou bastante do presépio, onde posou para fotos, e também dos vários ursos que decoram a casa. Ao chegar ao escritório, Luciana brincou: “Vou escrever o meu pedido na carta para Papai Noel”.

“Eu acho muito importante que Salvador tenha espaços lúdicos como esse para atiçar a curiosidade e o desenvolvimento das crianças. É uma alternativa de passeio muito interessante para tirá-los da frente das telas e inserir em um ambiente que exalta tanto a nossa cultura como nos remete a outras tradições”, complementou.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/casa-do-papai-noel-2025/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima