
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Casa dos Conselhos, realizou seminário com a comunidade evangélica para dialogar sobre a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com foco na construção de parcerias para implementação do Programa Juazeiro Sem Fome. O encontro reuniu pastores, lideranças e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ligadas às diversas matrizes do protestantismo.
O evento foi coordenado pelo Coordenador Geral da Casa dos Conselhos e Assessor de Políticas Estratégicas, Antônio Marcos Santos. A Mesa de Abertura contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Social, Igor Luiz da Silva; da representante do Vice-prefeito, Clara Santana; da Secretária Geral do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Márcia Vanusia; e da Coordenadora do Programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira.
Durante o seminário, foram apresentados os esforços do governo municipal na implementação de ações estratégicas de combate à fome e à miséria, com foco na promoção da segurança alimentar e nutricional. As iniciativas têm como base o diagnóstico do perfil econômico das famílias de Juazeiro, constante no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, aprovado pelo COMSEA em 2025.
O levantamento aponta que 38.850 famílias estão em situação de pobreza; 11.879 na linha de baixa renda; 13.956 recebem até meio salário mínimo; e 64.685 estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
O Programa Juazeiro Sem Fome foi apresentado por sua coordenadora, Lorena Pesqueira, que detalhou as possibilidades de parceria com a comunidade evangélica, além de expor o balanço da arrecadação e distribuição de alimentos realizada no ano passado e outras ações estratégicas desenvolvidas no município na área de segurança alimentar e nutricional.
A gestão municipal reforça a importância de valorizar e potencializar as iniciativas já realizadas pela sociedade civil no enfrentamento à fome e à miséria.
Ao final, o Coordenador da Casa dos Conselhos apresentou o Edital aberto pelo Programa Bahia Sem Fome e informou que o Programa “Fortalecendo as OSCs”, lançado pelo prefeito Andrei Gonçalves no ano passado, realizará orientações para que OSCs e instituições religiosas participem deste edital, bem como de outras oportunidades de captação de recursos.
Mais informações sobre o Programa “Fortalecendo as OSCs” podem ser obtidas na página da Casa dos Conselhos, pelo e-mail casadosconselhos@juazeiro.ba.gov.br ou pelo WhatsApp (74) 98139-3721.




