Castramóvel encerra atividades neste ano com atendimento no Residencial Vila Elisa

O Castramóvel chegou ao Residencial Vila Elisa nesta sexta-feira (12), onde permanecerá até este sábado (13), para realizar a castração de cães e gatos na comunidade do bairro Espírito Santo. Esta é a última edição do programa neste ano. A unidade já realizou a castração de mais de 2 mil animais em diversas localidades da cidade. O retorno do serviço está previsto para janeiro de 2026.

🔗 Clique para ver a foto original

O serviço do Castramóvel é gratuito e restrito à castração de cães machos e gatos de ambos os sexos. O procedimento cirúrgico sem custos é fundamental, especialmente para aqueles que não têm condições financeiras para custear uma clínica particular e em bairros distantes e que não dispõem de clínicas veterinárias.

🔗 Clique para ver a foto original

A visita do Castramóvel era a oportunidade que a moradora do Vila Elisa, Aline Santos, tanto aguardava para fazer a castração de seu gato. “Foi através de uma amiga que soube do serviço. A ideia de ter o Castramóvel aqui é maravilhosa. O veterinário explicou tudo detalhadamente sobre os cuidados necessários. A Prefeitura está de parabéns por esse trabalho social,” declarou Aline.

🔗 Clique para ver a foto original

Carla Barros, outra moradora da região, também aproveitou a oportunidade para castrar seu cão. “Esse projeto é excelente, principalmente para quem não pode pagar. Já fazia tempo que eu tentava castrar meu cachorro e foi muito bom ter essa opção perto de casa,” disse Carla.

🔗 Clique para ver a foto original

A secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou a receptividade positiva da população em relação ao Castramóvel. “Estamos felizes com a resposta da comunidade, que tem dado feedbacks positivos. Nosso objetivo é garantir o melhor atendimento para os animais, especialmente aqueles que não têm acesso a clínicas particulares,” afirmou Ana Cláudia.

🔗 Clique para ver a foto original

A secretária anunciou que o atendimento da Unidade Móvel será ampliado em 2026. “Estamos encerrando o ano aqui, onde a comunidade sempre pede a presença do Castramóvel. É uma área relativamente distante da clínica e com um grande número de animais a cuidar,” disse.

Procedimentos

Os animais que não puderam ser atendidos nesta sexta-feira serão encaminhados para o atendimento no sábado. Para participar do programa, os tutores devem levar original e cópia do documento de identificação (RG) e comprovante de residência.

Os animais devem estar em jejum de 12 horas de alimentação e 2 horas sem água. Após uma avaliação realizada pela equipe de veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), aqueles que forem considerados aptos para o procedimento serão castrados. Importante ressaltar que as cadelas só poderão ser avaliadas e castradas no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

Os tutores também têm a responsabilidade pelo pós-cirúrgico dos animais, devendo seguir rigorosamente as recomendações médicas, que incluem a administração de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e cuidados com o curativo.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima