CGM promove encontro com foco no Índice de Efetividade da Gestão Municipal

A Controladoria-Geral do Município (CGM) promoveu o evento “IEGM em Foco”, nesta quinta-feira. O encontro teve como objetivo apresentar para gestores, controladores e demais agentes públicos a importância do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) – ferramenta nacional de diagnóstico da qualidade da gestão administrativa municipal para o aprimoramento da gestão e das políticas públicas –, criado em 2014 pelos tribunais de contas do Brasil.

Alex Pereira, controlador-geral do município, entende que o avanço da gestão pública precisa do engajamento de todos. “Não basta apenas fazer, é preciso mostrar o que está sendo feito aos órgãos de controle para muito além de publicações em redes sociais”, reconheceu, evidenciando que os gestores precisam ser instrumentalizados a fim de obterem os melhores resultados com seus esforços.

Atento ao encontro, o titular da Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc), Márcio Neves, reconheceu a importância da orientação que a CGM está prestando aos gestores e técnicos do município em relação ao IEGM. “No caso da Seduc, o índice se torna mais eficaz não só do ponto de vista da posição do município na parte da educação em relação ao estado da Bahia, mas principalmente por conta da necessidade de cada dia mais alimentar o sistema com informações que nós já temos e, que, inclusive, já possuímos soluções para elas. Então, é muito importante esse esforço de organização e sistematização do processo empreendido pela CGM, que deverá resultar na evolução significativa nos dados apresentados pelo município”, declarou.

O IEGM tem como finalidade avaliar, anualmente, a eficiência dos municípios a partir de sete áreas prioritárias: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades e Governança de Tecnologia da Informação.

Enquanto urbanista e geógrafo, que há 14 anos atua na Coordenadoria de Planejamento e Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Fábio Antônio Moura evidencia que o maior ganho desse esforço da CGM acontecerá com o comprometimento dos principais gestores das pastas administrativas. “É a primeira vez que eu participo de um evento focado no IEGM, que é uma iniciativa louvável que se faça agora, no primeiro ano de uma nova gestão, pra gente melhorar ao longo dos próximos anos. É necessário que os gestores, que são formuladores de políticas públicas, levem esse desafio para as suas equipes. Porque, por mais que a CGM faça esse esforço de monitoramento dos indicadores, e passe isso para o Tribunal de Contas, é preciso que, na ponta, as secretarias utilizem essas informações no dia a dia”, disse, ressaltando o valor de absorver esse desempenho para realimentar o próprio trabalho de cada pasta.

A fim de manter um fluxo de comunicação regular acerca do IEGM, a CGM criou um grupo formado por gestores, controladores e demais agentes públicos responsáveis pelas áreas de planejamento e gestão de cada pasta. A página do Índice de Efetividade da Gestão Municipal está disponível em IEGM Brasil.

Além de Alex Pereira, conduziram o “IEGM em Foco” as controladoras Mirian Alves, Pérola Catela e Susan Caroline Gomes.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov), localizado no prédio verde do Centro Administrativo de Camaçari.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

#CAMAÇARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima