Banner institucional Bahia

Bahia: Governo avisa por WhatsApp moradores de regiões em risco por chuva forte

O Governo da Bahia realizou nesta sexta-feira (20) o envio de um alerta de chuvas intensas via WhatsApp para moradores de 95 municípios do Oeste Baiano, Chapada Diamantina, Centro-Sul/Sertão Produtivo, Norte Vale do São Francisco (Confira a lista das cidades abaixo). Mais de 600 mil baianas e baianos devem receber a mensagem.  A notificação através do cadastro da plataforma ba.gov.br integra as ações de prevenção e resposta do executivo estadual coordenadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

De acordo com aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) com classificação de grande perigo e válido até as 23h59 deste sábado (21), estas regiões do estado podem registrar chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

A mensagem traz orientações e cuidados necessários, além do telefone 193 do Corpo de Bombeiros para o caso de emergências.

Como receber alertas sobre chuvas na Bahia pelo WhatsApp 

O serviço de alertas sobre fortes chuvas é gratuito. Para receber as notificações da sua região, basta se cadastrar no link https://www.ba.gov.br/usuario/novo ou no aplicativo disponível para celulares Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ba.sacdigital) e iOS (https://apps.apple.com/br/app/sac-digital/id1400971098). Quem já é cadastrado e não recebeu mensagens anteriores pode conferir se o número de celular informado está correto e atualizado.  

Para evitar desinformação e golpes, os cidadãos devem ficar atentos ao remetente de mensagens sobre chuvas ou outros assuntos. O número oficial de informações e serviços do Governo do Estado é (71) 4020-5353.  Ao lado da imagem de perfil, o contato deve ter o nome de exibição “ba.gov.br – Plataforma de serviços do Estado da Bahia”, seguido do selo de verificação azul indicando que a conta foi autenticada pela Meta.

América Dourada, Angical, Baianópolis, Barra, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Cafarnaum, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canápolis, Canarana, Candiba, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, João Dourado, Jussara, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Mirangaba, Morpará, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Presidente Dutra, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Umburanas, Várzea Nova, Wanderley, Xique-Xique.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima