
A Câmara Municipal aprovou a concessão de títulos de cidadania feirense para três personalidades que têm se destacado, no município, além da Comenda Maria Quitéria, a ser outorgada a uma mulher, por seus relevantes serviços prestados à sociedade feirense em diversas áreas, como cultura, espiritualidade, educação, desenvolvimento humano e valorização da mulher. Os projetos de Decreto Legislativo, aprovados em plenário, tem como objetivo reconhecer o “compromisso social, ético e comunitário de cidadãos e cidadãs que contribuem diretamente para o fortalecimento dos valores democráticos e o crescimento da cidade”.
Os vereadores entendem as homenagens como algo que não apenas valorizam o mérito individual, mas também fortalecem a identidade de Feira de Santana como cidade que “reconhece e honra dos que nela vivem, contribuindo, com dedicação e trabalho, para a constricao de uma cidade mais justa, inclusiva e desenvolvida”. A data da solenidade de entrega das honrarias será divulgada pelos canais oficiais da Câmara.
Os homenageados
* Maria José Pereira de Carvalho, conhecida como Mãe Maria Pequena de Ogum, teve a indicação para receber a cidadania feirense pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), é uma importante liderança local e regional religiosa de matriz africana. Sua atuação em defesa da liberdade religiosa e preservação da cultura afro-brasileira, aliada à solidariedade com a comunidade, a torna uma figura central na identidade cultural da cidade.
* Henrique da Anunciação Valois e Valério Ronaldo de Oliveira, se tornarão cidadãos feirenses por iniciativa da vereadora Eremita Mota (PP), se destacam por sua atuação voltada ao desenvolvimento social. Henrique Valois é reconhecido por seu compromisso com projetos de inclusão e fortalecimento comunitário, enquanto Valério Oliveira atua em iniciativas de educação e formação de jovens, sempre com foco na transformação social.
* Michel Alexander Guimarães Muller Azevedo, homenageado através de projeto do vereador Silvio Dias (PT), é referência pela contribuição nas áreas cultural e econômica de Feira de Santana. Com uma trajetória pautada pela ética e engajamento em causas sociais, tem colaborado ativamente para o crescimento e modernização da cidade.
* A Comenda Maria Quitéria, uma das mais altas honrarias concedidas pela Casa Legislativa, será entregue à Ana Verena Rodrigues Amorim, também por indicação do vereador Silvio Dias. Ana Verena é reconhecida por sua trajetória exemplar na defesa da educação, da cidadania e dos direitos das mulheres, sendo considerada uma liderança de destaque na promoção dos valores democráticos e sociais.
Fonte: Câmara de Feira de Santana