CIEA debate desafios e perspectivas da Educação Ambiental no Plano Nacional de Educação

A 88ª Reunião Ordinária da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) aconteceu nesta quinta-feira (25), no auditório da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em Salvador. O encontro reuniu representantes de órgãos públicos, universidades, movimentos sociais e sociedade civil, reafirmando o papel da comissão como espaço de construção e fortalecimento das políticas de Educação Ambiental na Bahia.

O ponto alto da programação foi a realização de uma roda de diálogos sobre “Educação Ambiental no Plano Nacional de Educação: ausências, desafios e perspectivas”. Para a diretora de Educação Ambiental da Sema e coordenadora da CIEA, Mariana Mascarenhas, o encontro reforça a importância da integração entre educação e meio ambiente. “É um momento importante para discutir a inserção da educação ambiental no Plano Nacional de Educação e também acompanhar o trabalho desenvolvido pelas nossas câmaras técnicas”, destacou.

A professora Cláudia Coelho, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que conduziu a roda de diálogos, ressaltou a relevância do debate no atual contexto. “O plano tem vigência de dez anos, e o próximo, referente ao período de 2026 a 2036, já está em discussão no Congresso Nacional. O que temos percebido, mais uma vez, é a ausência de metas que garantam concretude às políticas públicas de educação ambiental e a inserção da temática no sistema educacional brasileiro. Nossa intenção, com este diálogo, é mobilizar a sociedade e fortalecer a interlocução com os parlamentares, para que possamos assegurar a inclusão efetiva da educação ambiental, especialmente diante do cenário de emergência climática que vivemos”, afirmou.

Além da roda de diálogos, os participantes acompanharam a apresentação do material e do escopo do plano de trabalho para a construção das resoluções das Câmaras Técnicas da CIEA.

Sobre a CIEA
A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA) é um colegiado criado em 2004 pelo Decreto nº 9.083/2004, com a missão de articular e propor diretrizes para a Política e o Programa Estadual de Educação Ambiental.

Formada por representantes de órgãos públicos, instituições de ensino, sociedade civil, setor privado e movimentos sociais, a CIEA atua na construção de políticas, marcos regulatórios e orientações que fortalecem a Educação Ambiental tanto no ensino formal quanto em práticas não formais e na gestão pública.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima