
Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Priscila Machado/ Secom PMS
Ascensores funcionando gratuitamente, reforço de linhas de ônibus e medidas para amenizar o calor estão entre algumas das ações disponibilizadas pela Prefeitura de Salvador para atender aos milhares de fiéis que comparecem ao circuito da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15).
Quem se desloca entre as Cidades Alta e Baixa tem como opções o Elevador Lacerda, que estará em operação até 22h, enquanto o Elevador do Taboão funcionará até 18h30. Já os Planos Inclinados (Gonçalves, Liberdade/Calçada e o do Pilar) atendem até 19h.
O secretário de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, explicou que o intuito da iniciativa é oferecer mais conforto aos participantes da festa, chamando atenção também para a operação especial de táxi e mototáxi no entorno.
“Há pontos de táxis desde o ferry-boat, passando pelo Largo de Roma, na Praça Irmã Dulce e também na Rua Imperatriz, próximo ao Bonfim, além de um ponto já tradicional de mototáxi, que faz esse atendimento. Nós temos também uma operação de transporte público no Largo do Papagaio e um reforço na Estação da Lapa com 46 ônibus extras para atender à população e garantir o retorno para casa”, explicou.
Para amenizar o forte calor, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) disponibilizou, pelo segundo ano, aspersores com jatos de água para refrescar o público no trajeto da Lavagem. A previsão é que a cidade chegue a 32º de temperatura.
“Estamos com carros-pipas espalhados e com aspersores. Tomamos essas medidas para que o evento transcorra com sucesso. O nosso trabalho também foi prévio, pois fizemos toda a análise técnica relativa à questão de segurança e conforto das pessoas que estão fazendo a caminhada, justamente em relação a essa sensação térmica”, contou Adriano Silveira, diretor-geral da Codesal.
A população tem ainda à disposição um módulo de saúde com 11 leitos, ao lado da Igreja do Bonfim, que segue em funcionamento às 19h. A Unidade de Pronto Atendimento Santo Antônio, na Avenida Dendezeiros, também está com a equipe reforçada.
“Além disso, estamos com duas duplas de motos e duas ambulâncias que fazem o atendimento. Dão suporte ao atendimento móvel de urgência a base da Centenário, a base do Pau Miúdo e a base da San Martin. Então, estamos com toda a equipe da Secretaria Municipal da Saúde ativada. Esperamos que ninguém precise, mas caso contrário, estamos aqui para atender”, afirmou o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva.
Ações prévias – Na véspera da Lavagem do Bonfim, ainda na última terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) notificou 180 estabelecimentos comerciais no circuito para garantir a segurança dos foliões, o ordenamento do espaço público e a realização de uma festa organizada.
“Tivemos muito trabalho durante toda a madrugada. As nossas equipes trabalharam ininterruptamente para garantir segurança e conforto para os usuários dessa que é a maior festa religiosa da nossa cidade”, afirmou Sosthenes Macedo, titular da secretaria.
Equipes do órgão intensificaram a fiscalização no trajeto do cortejo, esta manhã, no combate à poluição sonora e à publicidade irregular.
O titular da Secretaria de Ordenamento Público (Semop), Décio Martins, por sua vez, ressaltou que a pasta realizou uma grande varredura durante na noite anterior à Lavagem
“Estamos com equipes fixas para garantir sucesso na nossa operação, algo que já vem de ano a ano. Não tenho dúvida de que este ano também será um sucesso. Nossas equipes estão posicionadas para fazer o melhor Bonfim de todos os tempos”, afirmou o secretário.
Agentes da Guarda Civil Municipal também estão presentes durante todo o percurso, reforçando a segurança e atuando na proteção dos espaços públicos. Ao todo, 200 guardas atuam em trabalho conjunto e coordenado em diversas áreas, realizando o patrulhamento preventivo e ostensivo.
Fonte: Prefeitura de Salvador




