Codesal alinha equipes para Operação Carnaval 2026

Foto: Raquile Rocha
Texto: Ascom Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, nesta segunda-feira (9), uma reunião de alinhamento com engenheiros e técnicos do órgão que trabalharão na Operação Carnaval 2026, como parte do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). O encontro teve como objetivo reforçar estratégias e diretrizes para garantir a segurança da população durante a festa.

Para enfrentar a complexidade logística e estrutural do evento, a Defesa Civil elabora e atualiza anualmente o Plano de Contingência do Carnaval, que reúne um conjunto de ações a serem executadas antes, durante e após o período por todos os integrantes do SMPDC.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Adriano Silveira, o planejamento é essencial para reduzir riscos e assegurar respostas rápidas. “O Carnaval exige um nível elevado de organização e integração entre os órgãos. Nosso papel é antecipar cenários, identificar riscos e garantir que as equipes estejam preparadas para agir de forma coordenada, protegendo vidas e o patrimônio público”, afirma.

Entre os objetivos das varreduras realizadas pelas equipes da Codesal, estão a definição de estratégias conjuntas com a coordenação do Carnaval e os demais órgãos envolvidos, o levantamento de ameaças múltiplas nos circuitos, a proposição de medidas para reduzir a vulnerabilidade da população e a supervisão contínua das áreas da festa, incluindo os bairros.

Também estão previstas ações para assegurar a eficiência da comunicação entre as equipes e a disponibilização coordenada dos meios necessários para o atendimento emergencial.

O coordenador de Contingências da Codesal, Francisco Costa Júnior, explica que a atuação do órgão municipal ocorre em fases distintas. “Trabalhamos inicialmente na fase preventiva, com vistorias técnicas e avaliação dos cenários nos circuitos do Carnaval. Já na fase de resposta, nossas equipes atuam em regime de plantão nos postos operacionais da Saltur, distribuídos ao longo dos circuitos, para atender prontamente qualquer emergência”, diz.

A Operação Carnaval 2026 da Codesal abrange os principais circuitos da festa — Osmar (Centro), Batatinha (Pelourinho) e Dodô (Barra-Ondina) — além dos carnavais de bairro e dos palcos alternativos espalhados pela cidade.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima