Com ações preventivas, GCM registra queda de 25% nas ocorrências no Festival Virada Salvador

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Eduardo Santos e Nilson Marinho/ Secom PMS

Com ação ininterrupta durante os cinco dias de festa na Arena O Canto da Cidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) registrou um cenário de tranquilidade nas três primeiras noites do Festival Virada Salvador 2026, quando foram contabilizadas apenas três ocorrências. De acordo com a corporação, o dado representa uma redução de 25% em comparação à edição passada, quando foram registradas quatro intervenções.

Um dos motivos apontados para o sucesso desse início de trabalho é a inovação. Para esta festa, a GCM aposta na modernização da segurança pública a partir da realização de rondas automatizadas, aliadas à atuação estratégica do Serviço de Inteligência da GCM, visando ampliar o monitoramento preventivo e a proteção de baianos e turistas.

Além disso, a GCM realizou 240 atendimentos diversos durante o Virada. No âmbito social e de apoio ao cidadão, as equipes identificaram 2.396 crianças com pulseiras de segurança e localizaram 77 documentos perdidos, reforçando o compromisso da Guarda com a proteção e o bem-estar do público.

“A atuação da Guarda Civil Municipal na Arena O Canto da Cidade, durante o Festival Virada Salvador, tem sido fundamental para garantir a tranquilidade do evento. Com o patrulhamento preventivo, conseguimos não apenas reduzir as ocorrências, mas também promover um ambiente seguro em que todos possam aproveitar a festa em paz. O apoio aos órgãos públicos na organização do espaço, a identificação de crianças e a recuperação de documentos perdidos destacam nosso compromisso com o bem-estar do público”, afirmou o inspetor-geral do órgão, Marcelo Silva.

Ação – De acordo com informações da GCM, o emprego da tecnologia possibilita que seja realizado o patrulhamento aéreo do perímetro, percorrendo rotas estratégicas previamente definidas com base em análises técnicas e dados produzidos pelo Serviço de Inteligência, garantindo maior cobertura territorial, além de uma resposta mais rápida a situações atípicas e apoio direto às equipes operacionais em solo.

Para a publicitária Carine Moreira, de 26 anos, o trabalho da GCM é indispensável para a continuidade do evento. “É muito bom estar em uma festa em que podemos ver o reforço de segurança em diversos pontos. Na maioria dos lugares que fui, pude perceber a presença da Guarda”.

A advogada Irani Soares, de 32 anos, reforça que a sensação de segurança passada pelas equipes torna a Arena O Canto da Cidade um lugar propício à visitação de famílias, com crianças e idosos. “Vim na companhia da minha mãe. Optamos sempre por ficar perto dos elevados onde há policiamento. Percebi que também há guardas espalhados por toda a arena”, afirma.

Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 27 a 31 de dezembro de 2025 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palco Brisa pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @‌viradasalvador no Instagram.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima