Com projeto lúdico, Creche Rosário da Caridade promove a conscientização sobre sustentabilidade

 

A Creche Municipal Rosário da Caridade realizou seu Desfile da Primavera em consonância com o Projeto “As crianças e as mudanças climáticas em nosso território”, inserido no contexto das sequências didáticas investigativas. Cada turma desenvolveu sua Sequência durante o II Trimestre: o G2 investigou o jardim; o G3 explorou “O que tem no meu jardim”; o G4 trabalhou com “Plantinhas mágicas”; e o G5 pesquisou “Quem mora no jardim”, somadas ao Projeto de Rede Alagodé.

Por meio dessas atividades, as crianças vivenciaram ações sustentáveis, consolidando aprendizados alinhados ao Projeto Alagodé do II Trimestre, cujo tema foi “As crianças e as mudanças climáticas em nosso território”. Elas investigaram, conheceram, registraram suas descobertas e, finalmente, apresentaram à comunidade os conhecimentos adquiridos. A apresentação foi marcada pelo uso criativo de materiais reciclados e reutilizados, e as crianças enviaram um importante apelo à sociedade: que todos cuidem do nosso planeta.

A professora do Grupo 4, Gilvanete Amaral de Souza, explica que o projeto nasceu de uma perspectiva ambiental do Plano de Ensino da Secretaria de Educação para o segundo trimestre. A exemplo da Sequência didática do G4, “Os objetivos da aprendizagem culminaram com a perspectiva que já tínhamos em trazer para o ambiente escolar os saberes antigos, passados por nossas avós, de cuidar das plantas, dos animais, do meio ambiente. As crianças, hoje em dia, não têm tanto contato com a natureza, por isso a idéia de resgate”, disse.

A didática buscou aguçar a curiosidade dos alunos por meio da investigação e observação. “Desenvolvemos os fundamentos em sala de aula, ensinando aos estudantes que erva-doce e camomila são boas para acalmar, que o boldo serve para dores abdominais. Usamos a didática de investigar e observar as plantas, o cheiro, a textura, como são cultivadas, quais cuidados precisamos ter e qual a importância disso dentro da perspectiva ambiental”, detalhou a professora.

Para enriquecer o aprendizado, as turmas do G4 realizaram visita à empresa Bracell, onde foi explicado o cultivo das plantas e os cuidados necessários. Ao final da visita, mudas foram doadas à unidade escolar. As sequências didáticas investigativas das outras turmas seguiram esse vinho investigativo no que tange cada tema, por fim todas as aprendizagens foram reunidas e as crianças juntas mostraram o que aprenderam através deste desfile.

A diretora da creche, Camila Pereira, destacou o impacto do projeto nas crianças. “Tudo isso deixou a sequência didática muito rica e as crianças saíram daqui com uma aprendizagem muito significativa. Se hoje alguém perguntar qual a serventia de cada planta, o motivo de ter cuidado com a natureza, as crianças vão saber responder, do jeito delas. Isso é muito gratificante e tem um significado imenso de resgate de uma infância que já não está existindo mais”, explicou.

Tainá Gomes dos Santos, mãe de Ana Júlia, aluna do Grupo 4, ressaltou a importância da iniciativa para o resgate dos saberes antigos. “Esse evento é resultado de um trabalho que já vem sendo feito na escola há alguns meses, ensinando às crianças a importância do meio ambiente, de preservar as plantas, de cuidar dos animais. Durante o ano letivo, minha filha sempre vinha com novidades sobre a ‘plantinha mágica’, e ela respondia sobre plantas como hortelã e suas utilidades. Então, é muito importante a criança ter esse contato com a natureza desde cedo, aprendendo o bem que ela faz”, afirmou.

A culminância do projeto ultrapassou os limites da unidade escolar com um desfile no bairro Alagoinhas IV. Os estudantes desfilaram fantasiados com elementos da natureza, portando cartazes e faixas com mensagens de conscientização sobre a importância da preservação ambiental, acompanhados por uma fanfarra.

Para a creche, a culminância foi um momento possível de demonstração do trabalho desenvolvido a toda comunidade local com muita dedicação e trabalho realizadodurante o trimestre para fechar a segunda unidade didática. “Foi lindo ver como as crianças vivenciaram ações sustentáveis, utilizaram materiais reciclados e reutilizados e, de forma criativa e consciente. Esse foi um daqueles momentos que renovam a nossa esperança e reforça o compromisso da Educação Municipal com uma aprendizagem significativa, crítica e cheia de afeto. Parabéns às crianças, às professoras, às famílias e a toda a equipe da Creche Rosário da Caridade! Vocês mostraram e mostram todos os dias que a educação transforma e encanta.”, comentou a secretária de Educação Rita Bastos.

 

Foto: Roberto Fonseca / Secom / Alagoinhas

Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

#ALAGOINHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima