
Iniciativas relacionadas ao projeto denominado “Canal do Sertão”, escassez e gestão hídrica na Sub-Bacia do rio Jacuípe, serão discutidas em reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu (CBHP), marcada para acontecer em Feira de Santana, na próxima sexta (24). O evento, que será na sede da Secretaria Municipal de Educação, foi registrado na sessão desta terça (21) pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB). Ele comunicou na Câmara, o encontro, chamando à participação as diversas representações da sociedade feirense.
Segundo ele, o canal, considerado uma obra “magnífica”, já conta com 10km liberados pelo Governo Federal, “apesar de existir necessidade de serem feitos 20km”. Importante para toda a Bahia, disse o vereador, beneficiará Feira e o semiárido. “Inclusive, a região do distrito de Jaguara deverá voltar a ser fértil e produtora”, garantiu. A ideia do canal é levar água do rio São Francisco para o rio Jacuípe, segundo explicou o parlamentar.
Além de contribuir para gerar dividendos importantes na área da agricultura do Estado da Bahia, o projeto pretende atender a população com o sistema de abastecimento humano. “Esta água vai beneficiar mais de um milhão de pessoas”, afirmou. De acordo com Jurandy, a construção resultará, por exemplo, em abundância de água para municípios como Mairi, Várzea do Poço, Ponto Novo e São José do Jacuípe.
Matéria. Reunião do comitê da Bacia do Paraguaçu discutirá em Feira projeto do “Canal do Sertão”
Jurandy
Foto: Jornal Grande Bahia
Fonte: Câmara de Feira de Santana




