Concurso de Redação da Defesa Civil traz tema sobre racismo ambiental e premia estudantes da rede municipal


Foto e texto: Ascom Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizaram, nesta quarta-feira (10), a cerimônia de premiação da terceira edição do Concurso de Redação da Defesa Civil, que este ano teve como tema “Impactos do Racismo Ambiental”.

O evento, aberto pela primeira-dama do município, Rebeca Reis, ocorreu no Centro de Formação de Professores Emília Ferreira, no Costa Azul. A iniciativa mobilizou 484 estudantes de 11 escolas da rede municipal, com idades entre 8 e 14 anos. Desse total, 87 alunos foram classificados. Todos os participantes estão matriculados entre o 3º e o 5º ano do Ensino Fundamental I.

Os alunos da rede municipal, Luisa Vitória Souza Lima, da Escola Municipal Professor Roberto Correia (Pau da Lima); Ana Luiza Santana, da Escola Municipal Professor Ricardo Pereira (Cajazeiras); e Miguel Vinicius de Santana dos Santos, da Escola Municipal Criança Feliz (Granjas Rurais), foram anunciados como os vencedores do certame, conquistando, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares.

A cerimônia contou ainda com a palestra da escritora juvenil Luiza Meirelles, autora do livro “De que cor é o arco-íris?”. Em sua apresentação, ela destacou a importância da prevenção e do enfrentamento ao racismo entre estudantes da rede pública.

Tema – Ao se dirigir aos alunos durante a abertura do evento, a primeira-dama Rebeca Reis ressaltou a pertinência da temática escolhida.

“É uma imensa alegria celebrar mais uma edição do Concurso de Redação da Defesa Civil, que mobiliza nossos estudantes a refletirem com sensibilidade e coragem sobre temas que impactam diretamente suas vidas. O racismo ambiental, tema deste ano, evidencia que os danos do desequilíbrio ambiental não atingem a todos de forma igual — e que comunidades negras e mais vulnerabilizadas estão entre as mais afetadas”, afirmou.

Ela acrescentou: “Iniciativas como esta despertam consciência crítica e fortalecem nos jovens a capacidade de imaginar e construir uma cidade mais justa, segura e humana. Parabenizo cada aluno, professor e gestor envolvido. Nossos jovens escritores mostram que o futuro já começou e que ele pode — e deve — ser mais verde, mais justo e mais igual”.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou a importância da aproximação com a comunidade escolar: “Estamos muito felizes com o resultado e o empenho dos nossos alunos. Temos contado com participantes de toda a rede. Este ano, estamos realizando uma edição ainda maior e melhor. O concurso é mais uma forma de nos aproximarmos do público infantil, mostrando o trabalho essencial que a Defesa Civil realiza durante todo o ano”.

Já o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, reforçou que o debate nas escolas contribui para a formação cidadã: “O racismo ambiental é uma realidade que afeta diretamente muitas comunidades. Trazer esse debate para o ambiente escolar é essencial para formar cidadãos conscientes e preparados para transformar a realidade ao seu redor”.

Alcance – A chefe de Ações Educativas da Codesal, Rafaela Oliveira, lembrou que o concurso integra as ações do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), criado em 2017 para fortalecer o protagonismo dos alunos que vivem em comunidades próximas a áreas de risco. “O programa busca capacitá-los para a prevenção de acidentes e para a adoção de comportamentos seguros em situações adversas”, destacou.

O PDCE e o PDCEJA (voltado à Educação de Jovens e Adultos) já alcançaram 11.394 estudantes da rede municipal entre 2017 e 2025. Também foram realizadas este ano ações de fortalecimento do projeto, em parceria com a Neoenergia Coelba, beneficiando mais 679 estudantes das escolas Roberto Correia, Criança Feliz, Amai Pro e Periperi.

A seleção das redações finalistas seguiu edital próprio. Cada escola formou uma banca avaliadora para selecionar as dez melhores produções, enviadas posteriormente para a Codesal. Em uma segunda etapa, professores convidados elegeram a melhor redação de cada unidade escolar. Por fim, a banca final definiu os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares. Os premiados receberam vouchers para visita aos principais museus mantidos pela Prefeitura, kits didáticos e city tour.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima