Conquista é a única cidade do interior da Bahia que participa de pesquisa sobre educação permanente em saúde

Esta semana, pesquisadores da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) estão em Vitória da Conquista com o objetivo de verificar a operacionalização da Política Nacional de Educação Permanente. O município foi um dos 52 selecionados para participar da pesquisa em todo o país.

Para este trabalho, estão sendo feitas análises de documentos e entrevistas com gestores públicos, instituições de ensino, docentes, além de representantes de conselhos e de órgãos ligados a educação permanente na saúde pública.

Secretária de Saúde, Fernanda Maron, e assessora municipal de Educação Permanente, Larissa Pimentel, recebem as pesquisadoras da RedEscola, Patrícia de Oliveira e Thaís Lacerda

Na tarde dessa quarta-feira (5), os pesquisadores da RedEscola, visitaram a Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, a secretária de Saúde, Fernanda Maron, ressaltou a importância da escolha de Vitória da Conquista para a consulta. “A educação permanente é uma das melhores estratégias do Sistema Único de Saúde, pois é através da educação permanente que qualificamos e fortalecemos tanto os profissionais da saúde quanto os nossos processos de trabalho”, disse.

Ainda segundo a secretária, é desejo do Governo Municipal implementar uma política de educação permanente em saúde do município. E esse desejo chamou a atenção dos pesquisadores da RedEscola. “Participamos do Encontro Nacional de Escolas Municipais de Saúde, e Conquista, apesar de não ter uma escola, tinha um representante. Então entendemos o interesse em desenvolver a educação permanente aqui”, explicou a pesquisadora da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Patrícia de Oliveira.

A previsão é que os resultados do estudo sejam apresentados no próximo ano. A partir dela, será possível vislumbrar conquistas, potencialidades e desafios da Política de Educação Permanente no país.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima