Conquista encerra campanha 21 Dias de Ativismo com capacitação para servidores do Creas Rural Bate-Pé

“Onde há respeito, há Conquista.” Com esse lema, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, participa do movimento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres. No município, a atividade de encerramento da campanha será realizada nesta quarta-feira (10), com uma capacitação para servidores do Creas Rural Bate-Pé, no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), às 14h.

Em Vitória da Conquista, o ato oficial de abertura da campanha contou com a adesão ao Instituto Banco Vermelho. Na ocasião, foi instalado na Praça Nove de Novembro um grande banco vermelho com a frase “Sentar e refletir, levantar e agir”, convidando a população à conscientização sobre a violência de gênero e reforçando o compromisso com a meta de “Feminicídio Zero”.

Também integraram a programação a oficina do Mini Banco Vermelho para alunos da Escola Municipal Edvanda Maria Teixeira, uma aula de defesa pessoal para mulheres e a capacitação do Protocolo “Não é Não” para empresas que administram condomínios, bares, restaurantes, salões e centros de estética na cidade.

21 Dias de Ativismo

A campanha faz referência ao dia 25 de novembro, reconhecido pela ONU como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data homenageia as irmãs Mirabal, Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas durante a ditadura na República Dominicana, em 1960.

No Brasil, o movimento foi instituído em 2003 e tem anualmente seu início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e se  estende até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Canais de denúncia e apoio

Em 2025, 3,7 milhões de brasileiras já sofreram violência doméstica ou familiar, segundo a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher. De janeiro a junho, foram registrados 718 feminicídios e 33.999 estupros contra mulheres, uma média de 187 casos por dia.

Qualquer pessoa pode realizar denúncias de forma anônima por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, pelos telefones (77) 3292-3651 e (77) 3435-8369; ou pela Polícia Militar, pelo 180 (Central de Atendimento) e 190 (emergências).

Em Vitória da Conquista, o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (CRAV) oferece atendimento psicológico, social e jurídico, além de orientação para mulheres em situação de violência. O órgão atende pelo número (77) 08856-5171. 

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima