Conselho Estadual de Turismo celebra recorde na atração de turistas estrangeiros

O desempenho das atividades turísticas na Bahia em 2025 e o planejamento para 2026 foram apresentados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na quarta-feira (17), na sede do órgão, em Salvador, durante a reunião de balanço anual do Conselho Estadual de Turismo (Contur). O secretário Maurício Bacelar, que preside o colegiado, fez uma explanação sobre as ações estruturantes, de promoção, qualificação e captação de voos, realizadas pela Setur-BA, com a contribuição dos outros atores do setor, que colocaram a Bahia na liderança do turismo nacional e como líder na atração de estrangeiros no Nordeste. Ele anunciou que o próximo ano terá como destaque a capacitação profissional e incentivos para pequenos e microempreendedores de segmentos turísticos, em parceria com entidades da sociedade civil e o governo federal, para alcançar mais de 10 mil pessoas.

“Chegamos ao fim do ano com muitos motivos para comemorar, mas também planejando novas ações para impulsionar ainda mais o turismo baiano em 2026. Em 2025, mantivemos o crescimento acima da média nacional e batemos recorde histórico na chegada de turistas internacionais, o que demonstra que o trabalho do Governo do Estado está no caminho certo, priorizando o turismo, para a geração de mais emprego e renda para os baianos. No próximo ano, vamos fortalecer a qualificação dos serviços e dar continuidade à captação de voos”, pontuou Bacelar.

“A Setur-BA faz um trabalho de articulação muito importante com o trade turístico e nós agradecemos o esforço, especialmente, para a ampliação da malha aérea, com a conquista de novos voos domésticos e internacionais, que geraram impacto direto na hotelaria”, ressaltou a diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Renata Prosérpio.

“Estamos comemorando 2025, ano que deixou o turismo da Bahia numa posição extremamente confortável e os números comprovam isso. A Setur-BA tem cumprindo seu papel, além da oferta de novos produtos para colocar na prateleira do turismo nacional e internacional. Os negócios em agências, restaurantes e hotéis agradecem ao Governo do Estado pela parceria”, completou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro.

O Contur é formado por representantes do Governo do Estado, de entidades públicas e privadas que atuam no turismo e categorias profissionais do setor.

Destaques em 2025 – Entre as ações da Setur-BA que mais se destacaram, neste ano, estão a captação dos voos da Flybondi e da Copa Airlines, partindo de Buenos Aires (Argentina) e Cidade do Panamá (América Central), respectivamente; a reabertura do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias);  estruturação do Circuito Diamantino Santa Dulce dos Pobres (Chapada Diamantina); obras da segunda etapa de requalificação da Feira de São Joaquim (Salvador); e a concessão das marinas da Penha, Cacha-Pregos, Itaparica e Salinas da Margarida (Baía de Todos-os-Santos). O órgão também investiu na diversificação da oferta de novos produtos e experiências, nas 13 zonas turísticas do estado, e capacitou cerca de 11 mil profissionais, gestores públicos e empreendedores, de diversas áreas do turismo.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima