Cosme de Farias ganha nova escola reconstruída pela Prefeitura com 400 vagas para Educação Infantil e Fundamental I

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Reportagem: Thiago Souza e Rodrigo Aguiar / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira (24) a nova Escola Municipal Ailton Soares, na Rua Araçatuba, em Cosme de Farias. A estrutura, antes denominada de Saturnino Cabral, foi completamente reconstruída e ganhou instalações modernas, além de maior capacidade de atendimento, saindo de cerca de 200 vagas para 400, dobrando a capacidade nos segmentos desde a Educação Infantil ao 5º ano do Fundamental I.

Após investimento de R$8 milhões nas obras, a escola passou por uma reformulação completa, tendo quatro andares em 1,7 mil m² de área construída. Antes com sete salas de aula, o prédio agora conta com nove salas. A ampliação é acompanhada por uma série de melhorias estruturais, como climatização com renovação de ar, quadra poliesportiva com vestiários, auditório, biblioteca, salas multiuso, de informática e de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Além do aumento no número de vagas, o projeto foi desenhado para assegurar acessibilidade e sustentabilidade. As novas instalações incluem elevador, banheiros adaptados, captação de energia solar e sistema de reaproveitamento de água da chuva.

Durante a entrega, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, explicou que a requalificação ampla da rede municipal de ensino pretende tornar o ambiente escolar atrativo para garantir a alta frequência dos estudantes. “O nosso objetivo é que as crianças se sintam até melhor nas nossas escolas do que em casa. Então, oferecemos uma merenda de qualidade, uma infraestrutura de alto padrão, com salas climatizadas, parque infantil, prédios com elevadores, quadra poliesportiva”, disse o gestor.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a estratégia adotada tem obtido êxito. “A gente tem diminuído o número de ausências nas escolas, ou seja, aumentando a participação e a presença das crianças na nossa rede. Consequentemente, isso contagia todo o ambiente. Com mais conforto e tranquilidade para transmitir conhecimento, os nossos profissionais rendem mais. Vindo para a escola, estando presentes e com vontade de ficar, as nossas crianças aprendem mais”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis destacou ainda o avanço expressivo já alcançado pela educação de Salvador nos rankings nacionais e reafirmou a meta de transformar a rede municipal de ensino em referência no país. “Eu não tenho dúvidas de que, com esses investimentos que estamos fazendo em infraestrutura e também na área pedagógica, nós vamos elevar a qualidade da educação de Salvador. Éramos a última colocada no Ideb, hoje estamos na metade da tabela e queremos ir para as primeiras posições. Pretendemos também alcançar essa marca na educação, como conseguimos em todas as outras áreas”, disse.

Alto padrão – O secretário de Educação (Smed) de Salvador, Thiago Dantas, afirmou que a nova escola em Cosme de Farias segue o alto padrão das unidades de ensino inauguradas nos últimos anos pela gestão municipal. “Essa nova escola foi rebatizada a pedido da comunidade, em homenagem a uma antiga liderança da região. Foi completamente reconstruída, com ampliação na oferta de vagas para alunos da comunidade. Uma escola que está belíssima, como todas as outras. Um prédio imponente, que mostra a Prefeitura chegando onde mais precisa. Trata-se de uma estrutura de altíssimo padrão, como a gente tem dito, que não deve absolutamente nada a nenhuma escola particular”, pontuou.

De acordo com Thiago Dantas, antes mesmo da reconstrução física do imóvel, o trabalho pedagógico da antiga Escola Saturnino Cabral já era muito elogiado. “Vale ressaltar que o trabalho pedagógico desenvolvido por essa escola sempre foi muito conceituado, resultado de uma equipe muito comprometida. Agora, com essa nova estrutura, a expectativa é de que esse trabalho melhore ainda mais. Quem vai se beneficiar com isso são os alunos e toda a comunidade”, frisou Thiago Dantas.

Ex-aluna da escola e mãe de duas crianças que atualmente estudam no local, a copeira Débora Cristina de Jesus, 34 anos, elogiou as melhorias realizadas pela Prefeitura na unidade de ensino. “A diferença é surreal. Antes, a escola estava muito caída, sem estrutura nenhuma para as crianças. Quando chovia, molhava. A estrutura hoje é outra”, comparou.

Débora relatou ainda a empolgação de seus filhos Eloá Cristina, do 4º ano, e Davi Luiz, do 2º ano, com a nova escola. “Agora é outro nível. A gente vai querer estar aqui todos os dias. Eu estudei aqui, então conheci bem o lugar. Meu pai trazia a gente e hoje meus filhos que estão estudando aqui. Eles me falaram: ‘A escola está crescendo, minha mãe, a escola vai ficar bonita’. Quando chegaram aqui na frente hoje, disseram: ‘Minha mãe, cadê a escola?’. Ficaram impressionados. Nem reconheceram”, contou. 

Referência – Símbolo da memória coletiva de Cosme de Farias, a antiga Saturnino Cabral possuía mais de seis décadas de existência, mas já não supria mais as necessidades dos alunos e professores. “É uma alegria participar deste momento. Depois de 60 anos de uma estrutura que cumpriu a sua missão perante a comunidade, a Prefeitura pode trazer agora uma infraestrutura completamente reconstruída e que vai dar uma contribuição ainda maior para formar os moradores da região”, pontuou o titular da Smed, Thiago Dantas.

A diretora da unidade, Isabela Severo, destacou que a nova sede representa não apenas a valorização da história, mas também a possibilidade de alcançar mais famílias e oferecer um ambiente adequado para o desenvolvimento das crianças.

“A escola mudou completamente. É outra história. Toda a estrutura da escola era realmente muito antiga; não comportava mais a quantidade de alunos, não tinha espaço nem para brincar, que é o que faz a infância também significativa. E hoje a escola ganha uma estrutura de primeiro mundo, com várias salas amplas, ar-condicionado nas salas, espaço para brincar, quadra de esportes. A mudança é estrutural, mas também vai interferir na própria educação, no próprio processo educacional”, disse Isabela, gestora da unidade desde 2018.

A mudança de nome para Ailton Soares homenageia o líder comunitário de Cosme de Farias, que lutou por melhorias e desenvolvimento no bairro. Ele morreu aos 62 anos em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 2021.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/entrega-da-nova-escola-municipal-ailton-soares/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima