Cuidando de quem trabalha: Cerest comemora 23 anos de serviço e os 19 anos do Coral Terapêutico

A celebração dos 23 anos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e dos 19 anos do Coral Terapêutico foi marcada por depoimentos de gratidão e muita musicalidade nesta sexta-feira (5). O evento reuniu aproximadamente 30 pessoas, entre gestores da saúde, funcionários e usuários atendidos pela unidade.

🔗 Clique para ver a foto original

Evento em comemoração aos 23 anos do Cerest e 19 anos do Coral

Integrado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), o Cerest é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) responsável por acolher trabalhadores, realizar diagnósticos e investigar possíveis doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. De janeiro a dezembro, o Cerest já atendeu mais de 2 mil trabalhadores somando as áreas médica e psicológica, ações externas de educação em saúde, educação permanente e inspeções em ambientes de trabalho. A unidade também atua como referência técnica e pedagógica para outros 18 municípios.

Presente no evento, a secretária de Saúde, Fernanda Maron, parabenizou a equipe e destacou os avanços implementados na unidade. “É um momento muito importante para a nossa cidade, uma vez que o Cerest de Vitória da Conquista está entre os 25 melhores e mais qualificados do Brasil. Temos aqui um espaço totalmente estruturado, com uma equipe qualificada, dando mais qualidade de atendimento à nossa população.”

Coordenadora do Cerest, Fabiana Oliveira reforçou que o serviço é destinado a todo trabalhador, independente do vínculo empregatício. “A nossa luta é pela promoção, prevenção e  proteção da saúde dos trabalhadores, para que eles continuem exercendo suas funções laborais com segurança, evitando acidentes e adoecimentos.”

Coral do Cerest

Criado há 19 anos e regido pelo maestro e médico da unidade, Alberto Ferreira, o Coral compõe as ações de terapia ocupacional do Cerest, promovendo integração, convívio social, bem-estar e contribuindo diretamente para a saúde mental dos participantes. Com apresentações realizadas em eventos internos e externos, o coral reúne pacientes, estudantes de medicina e servidores, que interpretam repertórios variados em uníssono.

Vicença Ferreira, paciente do Cerest desde 2002, contou como encontrou acolhimento na unidade e teve sua vida transformada. “É a segunda família que eu tenho, eles souberam me ouvir e me fizeram o convite para o coral e foi uma abertura para mim, porque eu consegui socializar e ter mais saúde.”

A apresentação desta sexta-feira trouxe um repertório eclético, mesclando clássicos da Música Popular Brasileira e canções natalinas, emocionando o público presente, que aplaudiu de pé a performance.

Atendimentos 

Podem buscar atendimento no Cerest trabalhadores do setor público e privado, autônomos, que exercem atividades informais ou pessoas desempregadas que foram acometidas por doenças relacionadas ao trabalho.

Com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, médico, psicóloga, técnica de enfermagem, assistente social, técnica em segurança do trabalho, engenheiro do trabalho e fisioterapeuta, o Cerest realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em sua sede localizada na Praça Sá Barreto, nº 131, Alto Maron, acima do Tiro de Guerra.

No local, o primeiro contato é o acolhimento, quando as necessidades do paciente são identificadas. Em seguida, ele é encaminhado para o atendimento especializado, conforme a patologia. Após essa investigação, o trabalhador recebe um relatório de nexo causal, que comprova a doença ou o agravo relacionado ao ambiente de trabalho. Esse documento pode ser apresentado ao empregador ou ao INSS para solicitar realocação ou afastamento. Além disso, a equipe orienta sobre o tratamento adequado na rede municipal de saúde e desenvolve ações preventivas, como visitas técnicas, emissão de relatórios e orientações sobre normas de segurança, visando reduzir acidentes, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT).

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima