Cursinho Pré-Vestibular ofertado pela Prefeitura garante aprovação de 12 estudantes na Uesb

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou, na última terça-feira (16), o resultado do Vestibular 2026 com a lista de aprovados, dos quais, 12 alunas do Projeto Conquistar, três com nota máxima na prova de redação. A iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, desenvolvida pela Coordenação da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), ofereceu cursinho pré-vestibular gratuito para mais de 200 jovens de escolas públicas na zona urbana e rural, com o objetivo de capacitar estudantes para o Enem e outros exames que permitem acesso ao ensino superior. A expectativa é de mais aprovados com o resultado no Enem.

🔗 Clique para ver a foto original

Luiz Cardoso e alunas aprovadas

O projeto, que é desenvolvido em parceria com a Faculdade Uninassau e com Cursinho Zênite, ofertou ao longo do ano aulas de todas as disciplinas, incluindo redação, e também a aplicação de simulados. Nas semanas que antecederam ao Enem, a Coordenação da Juventude ainda realizou o Reconhecendo Conquista, com aulas em diversos pontos turísticos de Vitória da Conquista. Além disso, promoveu aulões de revisão com o Enem Itinerante na zona rural e o É Hora do Enem no Boulevard Shopping.

🔗 Clique para ver a foto original

Segundo a prefeita Sheila Lemos, a aprovação é consequência do trabalho realizado pela SMDE, pela Coordenação da Juventude e pelos parceiros que entenderam a importância do projeto e o abraçaram. “O sucesso é consequência do esforço coletivo para preparar os nossos jovens que estavam aguardando somente uma oportunidade de mostrar o potencial deles, e nós possibilitamos isso com o cursinho. Não se pode transformar a sociedade se não for pela educação, é isso que temos buscado implementar em Vitória da Conquista”, disse a gestora, parabenizando as alunas aprovadas: “Eu sei que muitas aprovações ainda virão, mas já estamos celebrando essas. Parabéns a todas vocês que se esforçaram para conquistar essa vaga na Uesb!”.

Com o desejo de ser professora, Ane Gabriele buscou a oportunidade de ingressar na universidade por meio do Projeto Conquistar. “O curso foi muito bom, os professores são excelentes. Foi muito importante para mim, eu me dediquei muito durante o ano todo, com as aulas, e aprendi muito, foi muito proveitoso. Eu tinha um professor que me inspirava muito e eu sempre amei literatura, isso fez eu me apaixonar pelo curso de Letras. E eu gostei muito do curso, eu só tenho a agradecer a oportunidade de participar.

Apaixonada pelo Direito, Rayssa Neves se inscreveu no projeto da Coordenação da Juventude para realizar seu sonho. “Fiquei sabendo no meu colégio, eu e minhas amigas, e decidimos nos inscrever. Foi muito bom, me ajudou muito. Os professores foram maravilhosos, eu gostei demais, foi muito legal.  Eu tinha dificuldade em redação e consegui melhorar, eu pude perceber o quanto fui aprendendo e me senti pronta para as provas. Tudo que eu tinha aprendido, eu consegui colocar lá e deu tudo certo. Eu nem me lembro quando começou, mas desde sempre eu fui apaixonada pelo direito, mas eu não tinha condições de pagar por um cursinho e o projeto me ajudou com essa conquista”.

A técnica de enfermagem, Jeane Fonseca, é mãe de Ana Lara, aluna do cursinho aprovada no curso de Ciências Biológicas, e relatou como foi acompanhar o processo da estudante ao longo do ano: “Para nós, a ida de Ana Lara para o Projeto Conquistar foi fundamental, porque nos incentivou e deu mais visibilidade, pois essa era uma realidade muito distante, conseguir ingressar na Uesb. Ela precisava desse incentivo para tirar uma boa nota e conseguir entrar em uma universidade estadual. A aprovação é motivo de muito orgulho e felicidade para a nossa família”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, a Prefeitura abraçou esse projeto por entender que a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e para o vestibular é fundamental para que eles tenham mais chances e mais oportunidades, principalmente de forma gratuita. “A gente já esperava por esse resultado. Os alunos se dedicaram durante todo o ano, frequentaram as aulas de forma assídua, com professores excelentes, então, a expectativa é a melhor em números de aprovados”.

 

O coordenador da Juventude, Luiz Cardoso, destacou a importância do Projeto Conquistar: “Ele veio com o intuito de preparar a nossa juventude e dar uma oportunidade e condições para fazer as provas de acesso à universidade. É a primeira vez que a Prefeitura abre as portas para esses nossos jovens. E nós celebramos muito o dia de hoje, nós recebemos já o resultado de 12 aprovadas na Uesb. Isso é muito significativo para a gente, e a gente celebra com grande alegria, por compreender que a juventude não é futuro, e sim o presente, a gente vai permanecer com o projeto, e com a expectativa, inclusive, de mais turnos para o próximo ano e claro, essa primeira turma vai ser espelho para os demais”.

Confira a lista das aprovadas:

Alana Araújo Santos – Bacharelado em Direito
Ana Beatriz Coqueiro Santos – Licenciatura em História
Ana Clara Fernandes Meira – Bacharelado em Agronomia
Ana Júlia Oliveira Aguiar – Bacharelado em Administração
Ana Lara Alves Andrade – Bacharelado em Ciências Biológicas
Ane Gabriele Oliveira Santos –Licenciatura em Letras
Camila Silva de Oliveira – Licenciatura em Letras
Clarice Correia Rocha – Licenciatura em Pedagogia
Larissa Santos Nascimento – Bacharelado em Ciências Contábeis
Maria Eduarda da Silva Andrade – Bacharelado em Economia
Rayssa Victoria Neves Silva – Bacharelado em Direito
Rebeca Oliveira Brito de Araújo – Geografia

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima