
A Defesa Civil de Feira de Santana está avaliando estratégias de prevenção e resposta aos impactos das estiagens prolongadas que atingem a região. A informação é do vereador Pedro Américo (Cidadania), que na sessão desta quinta-feira (11) comentou sobre a participação do órgão no 1º Encontro para Discussão do Plano de Contingência e Abastecimento por Carro-pipa, realizado no dia 29 de agosto, no auditório do 35º Batalhão de Infantaria. O evento reuniu prefeitos, secretários e coordenadores de Defesa Civil de mais de 80 municípios do semiárido baiano.
Conforme o parlamentar, a seca é um dos principais desastres que afetam a zona rural de Feira de Santana. O fenômeno também atinge diversos outros municípios, já que 85% do território baiano está localizado no semiárido, região historicamente marcada por baixos índices de chuva. Por isso, ele considera essencial fortalecer a Defesa Civil para que a cidade esteja preparada não apenas para enfrentar estiagens, mas também alagamentos e incêndios.
Neste contexto, Pedro Américo defendeu o reforço da estrutura do órgão, com aquisição de veículos, contratação de engenheiros e ampliação do número de agentes de proteção. “Peço ao prefeito José Ronaldo que invista no fortalecimento da Defesa Civil de Feira de Santana para que as ações de contingência possam ser executadas”, declarou.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Fonte: Câmara de Feira de Santana