Defesa Civil e Embasa realizam visita técnica em canal de drenagem da Avenida Fernando Spínola com a Catão Ferraz

Equipes da Defesa Civil e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizaram uma visita técnica, na tarde de terça-feira (16), no canal pluvial localizado entre a Avenida Fernando Spínola e a Travessa Catão Ferraz.

A visita foi solicitada pela Defesa Civil, após verificar o descarte irregular de esgoto no sistema de drenagem, o comprometimento estrutural do canal e a erosão, fatores que geraram uma sobrecarga e provocaram o extravasamento do canal na área de servidão, durante uma chuva ocorrida na primeira quinzena de novembro. A água misturada com esgoto invadiu duas casa e derrubou muros construídos irregularmente por moradores na área de influência direta do canal, localizada entre a Avenida Fernando Spínola e a Rua Edmundo Santos.

Para resolver o problema, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) retirou os muros e imóveis irregulares e efetuou a limpeza da área, com a retirada de lixo e entulho, deixando-a preparada para que a Embasa possa a situação do esgoto.

🔗 Clique para ver a foto original

Equipe da visita técnica

A coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, destacou a importância dessa intervenção: “Nós tiramos toneladas de entulho daqui, a área estava fechada, inclusive com um imóvel comercial. A área de servidão não pode ser fechada, é uma área pública, por isso nós demolimos essa parte. E estamos dando continuidade a esse trabalho com a fiscalização do local.  Para que possamos continuar nosso trabalho e dar manutenção ao canal de drenagem, precisamos que a Embasa faça a parte dela, que será a instalação de um ramal de rede condominial. É muito importante, porque esse acontecimento nos abre os olhos para outras situações que possam surgir e estamos nos preparando para evitar essas complicações”.

O engenheiro civil, Gabriel Queiroz, explicou os aspectos técnicos da visita: “Primeiramente, nós fizemos o levantamento da área e a intervenção inicial foi a demolição dos muros que causavam obstrução e a retirada do entulho. Agora, iniciamos as tratativas com a Embasa, com essa análise técnica, para garantir que a rede de drenagem seja exclusiva para o lançamento da água das chuvas. A prioridade é a inspeção e manutenção do canal, para evitar alagamentos e promover segurança. O próximo passo é, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, a requalificação. Mas, para tranquilizar a população, a área não apresenta mais risco”, finalizou.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima