
A Prefeitura de Alagoinhas realiza o I Seminário da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Subaúma, um encontro voltado à formação, capacitação e fortalecimento da governança hídrica regional. A abertura do vento, que reúne representantes do poder público, instituições de ensino e pesquisa, empresas, lideranças comunitárias e estudantes, ocorre na manhã da quarta-feira, 24, no Hotel Absolar. O objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável e a gestão participativa das águas, tendo como a principal motivação para sua realização o projeto de recuperação da sub-bacia do rio Subaúma, desenvolvido pela gestão municipal.
A sub-bacia do rio Subaúma — a maior da região — abrange Alagoinhas, Aramari, Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada e Inhambupe. Entre os principais desafios estão desmatamento, uso inadequado do solo, déficit de saneamento e degradação de nascentes. O seminário se propõe a ser um espaço de escuta e construção coletiva para alinhar estratégias de enfrentamento e intercâmbio de experiências bem-sucedidas.
Para iniciar as discussões, o doutor Nelton Miguel Friedrich, diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Planejamento em Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Sustentável, Governo Federal, apresentou a Política Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, destacando diretrizes, desafios e oportunidades para o Subaúma.
Segundo Friedrich, o trabalho conjunto é essencial para o sucesso das ações. Ele considera a inciativa de Alagoinhas louvável, com potencial de servir de modelo, possível de ser feito em outras localidades. “Devemos enfrentar essa questão somando esforços, compartilhando sonhos e dividindo responsabilidades. Quando temos um território mais sustentável, ganham a saúde, a economia, a cultura e a vida. O trabalho na bacia do rio Subaúma será um exemplo para o Brasil”, afirma o diretor, ressaltando que sua presença traz o compromisso de estabelecer uma parceria, de andar junto com o território, seguindo uma agenda que seja de interesse comum.
Sobre o prognóstico da bacia, Friedrich diz que a recuperação é perfeitamente possível. Com mais 25 anos de experiência na área, ele explica que serão necessárias ações emergenciais e outras estruturantes, a longo prazo. “É preciso confiar que é possível, somar forças e compreender que a natureza não tem castigo, tem consequência. Você cuida bem, ela responde bem para você. Por isso, eu não tenho nenhuma dúvida. Especialmente quando há a somatória de esforços toda a sociedade, numa ação conjunta”, afirma.
O prefeito Gustavo Carmo ressalta que o encontro marca um passo decisivo na proteção dos recursos naturais: “A preservação do Rio Subaúma é fundamental para o presente e o futuro da nossa região. Este seminário demonstra que, com diálogo e compromisso, podemos garantir água de qualidade e desenvolvimento sustentável para nossa população”, declara. “A presença do Governo Federal traz muita segurança e clareia os caminhos que nós precisamos para avançar na revitalização da bacia. Vamos nos esforçar para ser exemplo e mostrar que o que foi desenvolvido aqui, em conjunto, pode ser replicado em outras temáticas ambientais da nossa região” completa.
Já o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Djalma Santos, conta que, ao longo dos anos pôde acompanhar a degradação na nascente e no percurso do rio Subaúma e destaca a importância da participação comunitária: “A revitalização da bacia depende da união entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Este evento reforça que a governança compartilhada é o caminho para recuperar nascentes e preservar nossas águas”, diz.
Com painéis técnicos, oficinas e rodas de conversa, o seminário consolida-se como um marco na mobilização regional pela revitalização das águas, incentivando o protagonismo comunitário e o compromisso de todos com um território mais sustentável.
A programação segue durante esta quarta e na quinta-feira, 25, e inclui uma visita técnica à nascente do rio Subaúma, em Aramari, seguindo o percurso do rio até Alagoinhas.
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas